Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12242
Título: O perfil empreendedor dos alunos do curso de graduação em engenharia de materiais da UTFPR-LD: um estudo comparativo entre ingressantes e concluintes
Título(s) alternativo(s): The entrepreneurial profile of students in undergraduate degree in materials engineering UTFPR-LD: a comparative study between freshmen and graduates
Autor(es): Nielsen, Fernando Coutinho
Orientador(es): Baroneza, Andréa Maria
Palavras-chave: Empreendedorismo
Estudantes universitários
Engenheiros - Formação
Universidades e faculdades
Entrepreneurship
College students
Engineers - Formation
Universities and colleges
Data do documento: 1-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NIELSEN, Fernando Coutinho. O perfil empreendedor dos alunos do curso de graduação em engenharia de materiais da UTFPR-LD: um estudo comparativo entre ingressantes e concluintes. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: O aluno em processo de formação acadêmica em engenharia adquire no decorrer da graduação vasto conhecimento e desenvolve também habilidades, atitudes e comportamentos que resultam em seu perfil profissional. Este constructo pode e deve ir além para abarcar também o que exige o mercado de trabalho. Neste sentido, o fomento do empreendedorismo nas universidades visa o estímulo e o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, por ser este componente fator-chave para colocar o aluno como apto para enfrentar a realidade no mundo do trabalho. A formação do perfil empreendedor deve resultar de influências do meio onde o indivíduo está inserido e, a universidade é um dos ambientes em que o indivíduo, na condição de aluno, está e permanece até que este ciclo educacional se encerra. Assim, este trabalho visou comparar o perfil empreendedor dos alunos ingressantes e dos alunos concluintes do Curso de Engenharia de Materiais da UTFPR Londrina no ano de 2018, no intuito de verificar as contribuições que a universidade, como um todo, gerou no perfil do comportamento empreendedor dos alunos. Para tanto, fez-se uso da abordagem metodológica quantitativa, sendo possível atingir o objetivo de estabelecer um comparativo entre os perfis empreendedores dos alunos ingressantes e dos alunos concluintes do curso, foi usado questionário com perguntas de respostas de múltipla escolha e algumas perguntas abertas que permitiram a análise estatísticas dos dados. O levantamento bibliográfico proporcionou a construção de uma lista de categorização com as principais características empreendedoras que balizaram a construção do instrumento de coleta de dados, onde se observou uma evolução no perfil empreendedor dos alunos concluintes em todas as características analisadas. As características com maior grau de evolução foram: comprometimento e determinação; planejamento e organização; visionário; liderança e; assumir riscos. Foi apontado na pesquisa que várias disciplinas ministradas no curso de Engenharia de Materiais, bem como, várias ações do PROEM - Programa de Empreendedorismo e Inovação da Universidade, são reconhecidas como contribuidoras para o desenvolvimento e amadurecimento do perfil empreendedor dos alunos concluintes participantes da pesquisa.
Abstract: The student in the process of academic training in engineering acquires during the course of graduation wide knowledge and also develops skills, attitudes and behaviors that result in his professional profile. This construct can and have to go beyond to also encompass what the labor market demands. In this meaning, the promotion of entrepreneurship in universities aims to stimulate and develop the entrepreneurial spirit of students, for this component to be a key factor to put the student as able to face reality in the world of work. The background of the entrepreneurial profile must result from influences of the environment where the individual is inserted, and the university is one of the environments in which the individual, as a student, is and remains until this educational cycle ends. The aim of this study was to compare the entrepreneurial profile of the incoming students and the final students of the Materials Engineering Course of UTFPR Londrina in 2018, in order to verify the contributions that the university, as a whole, generated in the profile of entrepreneurial behavior of students. Therefore, the quantitative methodological approach was used. It was possible to reach the objective of establishing a comparative between the entrepreneurial profiles of the incoming students and the final students of the course. A questionnaire was used with multiple choice questions and open questions that allowed statistical analysis of the data. The bibliographic survey provided the construction of a list of categorization with the main entrepreneurial characteristics that led to the construction of the data collection instrument, where an evolution in the entrepreneurial profile of the graduating students in all the characteristics analyzed was observed. The characteristics with the highest degree of evolution were: commitment and determination; planning and organization; visionary; leadership and; accept risks. It was pointed out in the research that several disciplines taught in the Materials Engineering course, as well as several actions of PROEM - Entrepreneurship and Innovation Program of the University, are recognized as contributors to the development and maturation of the entrepreneurial profile of the graduating students of the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12242
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COEMA_2019_1_5.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.