Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1207
Título: Tecnologias da informação e comunicação: um estudo qualitativo com docentes do Curso de Pedagogia
Autor(es): Oliveira, Valéria Alves de
Orientador(es): Moreira, Herivelto
Palavras-chave: Professores - Formação
Aprendizagem
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Educação permanente
Pesquisa qualitativa
Tecnologia
Teachers, Training of
Learning
Student teaching
Educational technology
Information technology
Continuing education
Qualitative research
Technology
Data do documento: 3-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Valéria Alves de. Tecnologias da informação e comunicação: um estudo qualitativo com docentes do Curso de Pedagogia. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se fazem presentes em várias áreas, provocando mudanças em muitos espaços sociais e privados. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem está sendo cada vez mais desafiador, uma vez que o professor deve estar atento às características do mundo atual, às novas necessidades e expectativas, a fim de contribuir significativamente para a concretização desse papel fundamental das instituições de ensino superior para formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade. As TICs, como recurso pedagógico, proporcionam novas formas de ensinar e aprender; porém, tanto o professor formador quanto o futuro profissional da educação necessitam dominar e se apropriar desses recursos para poder inovar a prática pedagógica, uma vez que o uso das TICs na educação exige mais que habilidade técnica. O objetivo do estudo foi analisar como os professores do Curso de Pedagogia de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul utilizam as TICs na prática pedagógica para a formação de futuros professores. O presente estudo justifica-se pela necessidade de aprofundar as questões relacionadas ao uso das TICs pelos professores que atuam no Curso de Pedagogia, na formação de futuros profissionais da educação. A pesquisa foi qualitativa de natureza interpretativa. A técnica para a coleta de dados foi entrevista individual semiestruturada. A seleção da amostra dos entrevistados seguiu a estratégia bola-de-neve e a amostra final constituiu-se de treze professores (de um total de vinte e dois professores) do Curso de Pedagogia. Os principais resultados do estudo foram: a valorização do saber científico pelos professores tanto na ação do professor formador quanto para a prática do futuro profissional da educação; a habilidade de operacionalizar tecnicamente os recursos tecnológicos como principal conhecimento para ensinar; o uso das TICs apenas para transmitir informações de maneira a privilegiar as metodologias tradicionais de ensino; o reconhecimento da importância da utilização das tecnologias para a formação de professores e a necessidade de formação continuada que proporcione aos professores experiências pedagógicas inovadoras.
Abstract: The information and communication technology (ICT) is present in several areas, causing many changes in social and private spaces. Before that, quality education is being increasingly challenging, since the teacher must be aware of the characteristics of today's world, new needs and expectations in order to contribute significantly to the realization of this fundamental role of higher education to prepare critical teaching and active citizens in the society. Information and Communication Technologies as a teaching resources provides new ways of teaching and learning. However, both the teacher future professional of education need to master, and appropriate these resources in order to innovate their pedagogical practice, as ICTs demand more than the technical skill. The objective of the study was to analyze how teachers of the pedagogy course in a private university in the state of Rio Grande do Sul used ICTs in their pedagogical practices for the preparation of future teachers. This study is justified by the need to further explore the issues related to the use of ICTs by teachers who work in the course of pedagogy in the preparation of future teachers. The research was qualitative interpretative nature. The technique for data collection was semi-structured individual interviews. The selection of the sample of respondents followed the snow-ball strategy and the final sample consisted of thirteen teachers (a total of twenty-two teachers). The main results of the study were: the valuation of scientific knowledge in both the action of the higher education teacher and the practice of the future professional of education, ability to technically operate the technological resources as the main knowledge to teach the use of ICTs to only convey information in order to continue to focus on the same traditional teaching practices and the recognition of the importance of using technologies in teaching education and the need for continuing education to provide teachers innovative pedagogical experiences.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1207
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Oliveira, Valéria Alves de_2015.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.