Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11852
Título: Construção e disponibilização de um template em Latex para elaboração do plano de ensino com uma interface web
Autor(es): Ramos, Marinês
Orientador(es): Porfirio, Andres Jessé
Palavras-chave: LateX (Programa de computador)
Linguagem de programação (Computadores)
Interfaces (Computadores)
LaTeX (Computer file)
Programming languages (Electronic computers)
Computer interfaces
Data do documento: 27-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: RAMOS, Marinês. Construção e disponibilização de um template em Latex para elaboração do plano de ensino com uma interface web. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta a criação e disponibilização de um template Latex e uma interface web para facilitar a entrada dos dados no template, capaz de auxiliar os professores e coordenadores de curso na elaboração e correção do Plano de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Guarapuava para o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet bem como os procedimentos que serão utilizados para construção dos mesmos. O plano de Ensino é um documento elaborado a cada início de semestre pelos professores do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) com o intuito de armazenar o conteúdo programático para o período letivo e os procedimentos de avaliação. O template e a interface web propostos tem como principal função facilitar a elaboração do plano de ensino e melhorar a qualidade do mesmo. As chances de erro serão minimizadas dado que os campos que o professor não deve alterar são carregados de um banco de dados, evitando possíveis equívocos. Alem disso, o calculo das datas das aulas é automatizado, promovendo assim mais eficiência na elaboração do documento.
Abstract: This paper presents a proposal for creation and delivery of a Latex template and a web interface to facilitate entry of data into the template, capable of assisting in the preparation of the Plan of Education of the Federal Technological University of Parana (UTFPR) Guarapuava campus for course Systems for Internet technology and procedures to be used for construction of the same. The Education Plan is a document prepared at the beginning of each semester by professors of Technology in Internet Systems (TSI) in order to store the syllabus for the semester and assessment procedures. The templante and a web interface are proposed as the main task of facilitating the preparation of syllabus and improve quality. The chances of error are minimized because the fields that the teacher should not change will be loaded from a database, avoiding possible misunderstandings. In addition, the calculation of the dates of the classes will be automated, thus promoting more efficient in preparing the document.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11852
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COINT_2014_2_01.pdf719,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.