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Título: Projeto de um reboque do tipo de engate quinta roda com análise por simulações computacionais e utilização de ferramenta de verificação de falhas
Título(s) alternativo(s): Design of a fifth wheel hitch trailer with computer simulation analysis and fault check tool use
Autor(es): Lena, Eleomar
Orientador(es): Ramalho, Denise Alves
Palavras-chave: Reboque
Método dos elementos finitos
Engenharia mecânica
Towing
Finite element method
Mechanical engineering
Data do documento: 15-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: LENA, Eleomar. Projeto de um reboque do tipo de engate quinta roda com análise por simulações computacionais e utilização de ferramenta de verificação de falhas. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo o dimensionamento estático de um chassi de um reboque Gooseneck em viga de perfil “W”, utilizando a método de análise dos elementos finitos através do software Inventor 2019. O fator que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a necessidade de um fabricante brasileiro de reboques. Foi gerado um modelo estrutural simplificado do reboque em elementos finitos, no qual são determinadas via DFMEA, as regiões de maior preocupação, sendo identificadas como tal as soldas e calculado suas tensões. Ainda, foram estudadas três formas de ligação entre membros da estrutura, as longarinas e o pilar do pescoço. Os cálculos para as os perfis avaliados mostrou-se bem robustos, tendo como fator de segurança elevados. Quanto as soldas mostraram-se suportar satisfatoriamente as tensões estáticas as quais serão submetidas.
Abstract: The objective of this work is the static structural sizing of a chassis of a Gooseneck trailer in “W” beam profile, using the finite element analysis method using the Inventor 2019 software. The factor that led to the development of this work was the need for a Brazilian trailer manufacturer. A simplified structural model of the finite element trailer was generated, which is determined via DFMEA, the regions of greatest concern, the welds being identified as such and their stresses calculated. In addition, three forms of connection between structure members, the stringers and the neck pillar were studied. The calculations for the evaluated profiles were very robust, with high safety factor. As the welds have been shown to satisfactorily withstand the static stresses to be submitted.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11821
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