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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11795
Título: | Dimensionamento e otimização estrutural da suspensão traseira de um veículo fora de estrada tipo mini Baja SAE |
Título(s) alternativo(s): | Design and structural optimization rear suspension of an off-road vehicle type mini Baja SAE |
Autor(es): | Oliveira, Leonardo Crizam de |
Orientador(es): | Ferreira, Luan Jose Franchini |
Palavras-chave: | Veículos a motor - Molas e suspensão Automóveis - Dinâmica Engenharia mecânica Motor vehicles - Springs and suspension Automobiles - Dynamics Mechanical engineering |
Data do documento: | 30-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | OLIVEIRA, Leonardo Crizam de. Dimensionamento e otimização estrutural da suspensão traseira de um veículo fora de estrada tipo mini Baja SAE. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho trata do dimensionamento e otimização estrutural de um sistema específico de suspensão traseira para o primeiro protótipo da equipe Fenris Baja SAE localizada na UTFPR campus Guarapuava. A otimização no geral tem um demanda crescente em todos os ramos da engenharia, principalmente na automobilística devido a importância da redução do peso de peça específicas e seu impacto direto na dinâmica do veículo. Esse trabalho foi desenvolvido pela análise quantitativa e aquisição de dados da suspensão Tri Link, dimensionamento cinemático, dinâmico e otimização dos elementos utilizando os softwares SolidWorks, Adams Car e Ansys. |
Abstract: | The present work deals with the structural design and optimization of a specific rear suspension system for the first prototype of the Fenris Baja SAE team located in UTFPR campus Guarapuava . Optimization in general has a growing demand in all engineering branches, especially in the automobile industry due to the importance of specific parts weight reducing and their direct impact on the vehicle dynamics. This work was developed by the quantitative analysis and data acquisition of the Tri Link suspension, kinematic, dynamic sizing and optimization of the elements using the software SolidWorks, Adams Car and Ansys. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11795 |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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