Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11747
Título: Modelo ar-combustível de tempo finito de adição de calor de motores Otto
Título(s) alternativo(s): Air-fuel finite time heat addition model for Otto engines
Autor(es): Silva, Rodolpho Kades de Oliveira e
Orientador(es): Naaktgeboren, Christian
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Combustão
Motores a gasolina
Internal combustion engines
Combustion
Internal combustion engines, Spark ignition
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: SILVA, Rodolpho Kades de Oliveira e. Modelo ar-combustível de tempo finito de adição de calor de motores Otto. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2017.
Resumo: O estudo de motores de combustão interna de modelos padrão a ar assume que diversas propriedades termodinâmicas do fluido ativo de trabalho são constantes, e que este se trata de ar puro ou algum gás ideal. Evidentemente, os erros de se tomar tais hipóteses para o modelo de trabalho impossibilita os projetos de motores a combustão a ciclo Otto. Algumas propriedades que podem ser reavaliadas para o ciclo Otto de operação destes modelos são o fluido ativo como uma mistura de ar e combustível e uma adição de calor ao sistema não-isocórica, métodos estes desenvolvidos nas referências (BRUNETTI, 2012) e (NAAKTGEBOREN, 2017), respectivamente. Quanto a combustão do modelo e possíveis combustíveis, tem-se relações estequiométricas para se obter os produtos que são gerados, de onde é possível se obter não só as propriedades termodinâmicas no instante desejado, mas também valores de quantidade de calor adicionada ao sistema. As dimensões e outras condições de operação do motor passam a ser relevantes no modelo de adição de calor não-isocórica, visto que a combustão deixa de acontecer instantaneamente, como o modelo de ciclo padrão a ar considerava anteriormente. O presente trabalho elabora um modelo capaz de assumir o fluido ativo como sendo uma mistura de um combustível qualquer com ar, aplicando-se o modelo de tempo finito de adição de calor para solução do problema.
Abstract: The air standard internal combustion engines study assumes that several thermodynamic properties for the work fluid are constant, and also admits this fluid is pure air or ideal gases. Clearly, the error from using this kind of hypotheses for the work model prevents Otto cycle combustion engines projects. Some characteristics that can be rethought for this Otto cycle operation models are fuel and air mixtures as a work fluid and a non isochoric heat addition to the system, knowing that this methods were developed in the references (BRUNETTI, 2012) and (NAAKTGEBOREN, 2017), respectively. For the combustion model and possible fuels, stoichiometric relations can be solved to find the products, from where not only the thermodynamic properties can be calculated for the desired instant, but also the heat addition amount to the system. The engine dimensions and other operating parameters become relevant in the non isochoric heat addition model, since the combustion no longer happens instantly, as the air standard cycle previously consider. The following work aims to develop a new model capable of assume a mixture of air and fuel for the work fluid, while using the finite time heat addition model solution procedure for the problem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11747
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COEME_2017_1_11.pdf961,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.