Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11726
Título: Análise de custos do programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT) em duas obras da construção civil
Autor(es): Ribeiro, Welington
Orientador(es): Oliveira, Maico Jeferson de
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Construção civil
Engenharia civil
Industrial safety
Building
Civil engineering
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: RIBEIRO, Welington. Análise de custos do programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT) em duas obras da construção civil. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda o orçamento de custos da implantação do PCMAT em duas obras de edifícios residenciais multifamiliares no munícipio de Guarapuava – PR. Para chegar a compreensão dos custos envolvidos no PCMAT, tornou-se necessário a elucidação dos fatores que o circundam, como: acidentes de trabalho e suas características; características da Indústria da Construção Civil e da mão-de-obra empregada; custos adicionais ocasionados pelos acidentes de trabalho na Indústria da Construção Civil; legislação e normas regulamentadoras. Com o embasamento teórico realizado por intermédio da pesquisa bibliográfica, pode-se realizar o estudo de todos os itens contidos no PCMAT e calcular os custos aproximados da implantação dos mesmos itens nele contidos, baseado no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil e relacionar os custos com insumos que protege o tipo de acidente mais comum em obra. Este estudo visa demonstrar a importância da elaboração, implantação e manutenção do PCMAT em uma obra, e comparar o grau de investimento financeiro nesse programa de segurança do trabalho, com o custo total de obra.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11726
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COECI_2018-2_04.pdf6,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.