Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11612
Título: Protótipo de sistema tutor inteligente para avaliação de aluno em ambiente virtual de aprendizagem com intercâmbio de dados em JSON
Autor(es): Perin, Ana Paula Juliana
Orientador(es): Wild, Rafael
Palavras-chave: Ambientes virtuais compartilhados
Sistemas tutoriais inteligentes
Intercâmbio eletrônico de dados
Shared virtual environments
Intelligent tutoring systems
Electronic data interchange
Data do documento: 31-Out-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: PERIN, Ana Paula Juliana. Protótipo de sistema tutor inteligente para avaliação de aluno em ambiente virtual de aprendizagem com intercâmbio de dados em JSON. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: No mundo conteporâneo, a presença de tecnologias digitais como computadores, tablets e smartphones somadas às redes sociais fazem que a criação e trocas de informações cresçam de maneira exponencial. Com tanta informação à disposição, aumentam as possibilidades de desenvolver atividades para geração de conhecimento não apenas em contexto escolar, mas em qualquer contexto. A educação escolar pode utilizar desta grande disponibilização de informação e conectividade para desenvolver novas formas de ensino para melhorar a aprendizagem de seus alunos. Ambientes virtuais de aprendizagem entram neste contexto como um mediador entre disciplinas e alunos, possibilitando professores enviarem atividades, arquivos, conteúdos e outros recursos voltados à educação. Geralmente, tais ambientes não possuem uma adaptabilidade de atividades ou de conteúdos de acordo com a aprendizagem do aluno. Os Sistemas Tutores Inteligentes proporcionam as ferramentas para diminuir o gap entre o que existe e o que seria ideal ter. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Protótipo de Sistema Tutor Inteligente baseado em atividades voltado a ambientes virtuais de aprendizagem utilizando o intercâmbio de dados através da tecnologia JSON, o que possibilita que qualquer linguagem de programação possa receber e enviar dados de maneira rápida e independente de plataforma. Os resultados foram satisfatórios pelo fato de concluir com uma ferramenta funcional e com possibilidades de continuação e ampliação, pois o código está livre para utilização, melhorias e distribuição. Com este trabalho espera-se contribuir com a sociedade, principalmente na educação mediada por computador.
Abstract: In the contemporary world, the presence of digital technologies such as computers, tablets and smartphones added to social networks makes the creation and exchange of information grow exponentially. With so much information available, the possibilities for developing knowledge generation activities increase, not only in the school context, but in any context. School education can use this large availability of information and connectivity to develop new ways of teaching to improve the learning of its students. Virtual learning environments enter into this context as a mediator between disciplines and students, enabling teachers to send activities, archives, content and other resources aimed at education. Generally, such environments do not have an adaptability of activities or contents according to student learning. Intelligent Tutors provide the tools to decrease textit GAP between what exists and what it would be ideal to have. The objective of this work is to develop an Intelligent Activity-Based Tutorial Prototype based on virtual learning environments using data exchange using JSON technology, which allows any programming language to receive and send data quickly and independently of platform. The results have been satisfactory because it concludes with a functional tool with possibilities of continuation and expansion, since the code is free for use, improvements and distribution. This work is expected to contribute to society, especially in computer mediated education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11612
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2017_2_01.pdf10,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.