Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11590
Título: Protótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculia
Autor(es): Wanot, Edenilce
Orientador(es): Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
Palavras-chave: Software educacional
Sistemas especialistas (Computação)
Distúrbios da aprendizagem
Educational software
Expert systems (Computer science)
Learning disabilities
Data do documento: 11-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: WANOT, Edenilce. Protótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculia. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
Resumo: A infância é o período onde a criança começa a apresentar avanços na aquisição do conhecimento e das habilidades, é neste período que se faz necessário a maior atenção por parte da família e da equipe pedagógica. O presente trabalho abordará um protótipo baseado em sistema especialista para prognosticar crianças com distúrbios em Dislexia ou Discalculia e tem como objetivo apresentar auxiliar equipes pedagógicas e multidisciplinares a prognosticar alunos com distúrbios de aprendizagem à Dislexia e Discalculia baseando-se na literatura neuropsicológica e educacional, trazendo uma bateria de perguntas relacionadas aos problemas encontrados em sala de aula, facilitando o pré diagnóstico com mais rapidez. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças e processo de ensino diminuindo o sofrimento na aquisição da aprendizagem.
Abstract: Childhood is the period in which the child begins to present advances in the acquisition of knowledge and skills, it is during this period that more attention is needed on the part of the family and the pedagogical team. The present work will approach a prototype based on a specialist system to predict children with disorders in Dyslexia or Dyscalculia and aims to present auxiliary pedagogical and multidisciplinary teams to predict students with dyslexia and dyscalculia learning disorders based on neuropsychological and educational literature, bringing a battery of questions related to the problems found in the classroom facilitating the pre-diagnosis more quickly. It is hoped that this work may contribute to the education and development of children and the teaching process by reducing suffering in the acquisition of learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11590
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2018_1_02.pdf542,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.