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Título: Sistema especialista para a identificação da utilização do pensamento computacional
Título(s) alternativo(s): Expert System for the identification of the use of computational thinking
Autor(es): Reis, Jean Antonio Oliveira
Orientador(es): Leite, Maici Duarte
Palavras-chave: Inteligência computacional
Sistemas especialistas (Computação)
Computational intelligence
Expert systems (Computer science)
Data do documento: 8-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: REIS, Jean Antonio Oliveira. Sistema especialista para a identificação da utilização do pensamento computacional. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: Pensamento Computacional é um tema que parece estar impactando no contexto escolar. Em 2006, Jeannette M. Wing, propôs um possível conceito, despertando para a relevância de abordar tal assunto, dentro do contexto educacional, de forma tão elementar quanto o aprendizado da leitura, escrita ou de realizar operações matemáticas, vários outros pesquisadores começaram a trabalhar o tema. As organizações Computer Science Teachers Association (CSTA) e International Society for Technology in Education (ISTE), juntamente com a colaboração de nomes mundialmente renomados em pesquisas, nas mais diversas áreas, desde os primeiros anos escolares, ensino superior, e até mesmo, da indústria, criaram uma definição operacional e um vocabulário como definição para o tema. O referido vocabulário é utilizado em toda a educação básica norte americana, mas parece contemplar a educação básica em todo o mundo. Levando em conta, o grande número de escolas que utilizam materiais didáticos apostilados, aliados ao uso menos frequente de salas de informática nas escolas, observou-se indícios do Pensamento Computacional na forma da abordagem para resolução de problemas. Assim, a proposta deste estudo é apresentar um Sistema Especialista, capaz de identificar se a aplicação do Pensamento Computacional ocorre embasada em teóricos da temática, nos materiais apostilados, mas que poderia ser aplicado a qualquer outro tipo de material, como o livro didático, presente nas escolas públicas. A contribuição da pesquisa em relação a tal identificação, tem o objetivo de validar se a proposição dos conteúdos curriculares, se adaptaram ou não a tal conceito, enriquecendo a proposta educacional do Brasil. Para desenvolver o sistema foi utilizada a ferramenta computacional Expert Sinta que se mostrou capaz de gerar resultados satisfatórios.
Abstract: Computational Thinking is a theme that seems to be impacting in the school context. In 2006, Jeannette M. Wing, proposed a possible concept, considering the relevance of addressing such subject within the educational context as elementary as learning to read, write or perform mathematical operations, several other researchers began to work the theme. The Computer Science Teachers Association (CSTA) and the International Society for Technology in Education (ISTE), together with the collaboration of world-renowned research experts in a wide fields range, from K-12 education, higher education, and even Industry, have created an operational definition and vocabulary as a definition for the theme. This vocabulary is used throughout North American K-12 education, but it seems to contemplate basic education throughout the world. Considering the large school numbers that use apostilled didactic materials, together with the less frequent computer rooms use, we observed signs of Computational Thinking in the approach form to the problem solving. Thus, the proposal of this study is to present a Specialist System, able to identify if the application of Computational Thinking occurs based on theorists of the subject, in the apostilled materials, but could be applied to any other type of material, such as the didactic book present in the Brazilian public schools. The contribution of the research in relation to such identification, has the objective of validating if the proposal of the curricular contents, whether or not they have adapted to this concept, enriching the educational proposal of Brazil. To develop the system, the Expert Sinta computational tool was used, which proved capable of generating satisfactory results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11587
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