Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Fábio Anastácio de-
dc.date.accessioned2015-05-20T13:19:59Z-
dc.date.available2015-05-20T13:19:59Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fábio Anastácio de. Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157-
dc.descriptionInclui: Manual para usuários iniciantes no software Tracker, p. 113.pt_BR
dc.description.abstractThis work relates to videoanalysis as a learning tool in high school Physics classes. It presents results on the use of free software Tracker, which aims at motion video frame by frame measurement and analysis. Our main goal is to provide alternatives to the lack of physics teaching laboratories, which is a major problem faced by many Brazilian schools. Videoanalysis is a powerful tool made possible by common digital cameras, including the ones present in mobile phones. Videos are recorded allowing for data collection and analysis with Tracker together with any usual spreadsheet software. The project was applied to students attending the first year of a public high school in Curitiba. The school is located in a region characterized by poverty and social risk. The obtained results were assessed by a report consisting of six questions, related to the subject freefall, proposed to the students. The developed material offered students a different learning perspective, aiming at improving students’ motivation towards learning Physics. The lectures were also an efficient way of stimulating critical thinking together with inclusive use of technology in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectLaboratórios de físicapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR) - Estudo de casospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFree computer softwarept_BR
dc.subjectPhysics - Study and teaching (High school)pt_BR
dc.subjectDigital videopt_BR
dc.subjectPhysical laboratoriespt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectPublic schools - Curitiba (PR) - Case studiespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleUso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do software livre Tracker, que é destinado à vídeoanálise, ou análise de movimentos quadro a quadro. A utilização do programa tem como objetivo criar alternativas para a falta de um efetivo laboratório didático de ciências, falta que é um problema real em várias escolas brasileiras. Com a videoanálise, é possível abordar conceitos de física por meio de filmagens feitas com câmeras digitais, inclusive aquelas presentes em telefones celulares. Os filmes podem ser gravados e analisados com o próprio Tracker ou com auxílio de um programa de planilhas eletrônicas. A proposta foi aplicada em turmas do 1.o ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual de Curitiba que atende alunos de uma região carente e com grande risco social. A avaliação do trabalho foi feita por meio de um relatório contendo questões sobre queda livre. O material utilizado propôs aos alunos uma dinâmica diferente e motivadora para aprender e aplicar seus conhecimentos. Além disso, as aulas propostas serviram de estímulo aos estudantes para um uso inclusivo, consciente e crítico de recursos tecnológicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor-co1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Oliveira, Fabio Anastacio de_2014.pdf6,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.