Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11485
Título: Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
Autor(es): Lauxen, Daiana
Feltrim, Fernanda
Orientador(es): Conceição, Priscila Soraia da
Gonçalves, Morgana Suszek
Palavras-chave: Educação ambiental - Marmeleiro (Paraná)
Gestão integrada de resíduos sólidos - Marmeleiro (Paraná)
Environmental education – Marmeleiro (Paraná)
Integrated solid waste management - Marmeleiro (Paraná)
Data do documento: 12-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: LAUXEN, Daiana; FELTRIM, Fernanda. Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.
Resumo: A produção per capita de resíduos sólidos cresce anualmente e, com isto, se faz necessário avaliar e propor mecanismos que evitem a geração, ou, ao menos, a redução da quantidade de resíduos produzidos. Uma das maneiras essenciais para se alcançar, com sucesso, a sensibilização sobre as temáticas ambientais é a Educação Ambiental (EA). Este trabalho propôs uma metodologia de EA informal, para a redução da geração de resíduos sólidos, no bairro Araucária, localizado no município de Marmeleiro-PR. Primeiramente, aplicou-se um questionário para o conhecimento das características socioeconômicas da população trabalhada e avaliação da percepção ambiental frente à temática. Posteriormente, com residências pré-estabelecidas, realizou-se a pesagem dos resíduos produzidos. Efetuou-se, em seguida, um trabalho de sensibilização ambiental com a população amostrada, que levou a promover uma troca de saberes envolvendo conceitos de separação de resíduos na fonte, compostagem caseira e coleta seletiva. Posteriormente à prática, visando verificar sua eficácia, nova pesagem foi realizada. Os dados obtidos foram avaliados por método de dados pareados, com o auxílio do Minitab 16. Com os resultados, foi possível avaliar que o método apresentou ineficiência a um nível de significância de 5% e com nível de confiança de 95%. Apesar de ter apresentado ineficácia, a EA ainda continua sendo uma das únicas maneiras de obter resultados positivos.
Abstract: The per capita solid waste generation grows annually and, with this, it is necessary to evaluate and propose mechanisms that promote non-generation, or at least reducing the amount of waste produced. One of the key ways to achieve successfully raising awareness about environmental issues is the Environmental Education (EE). This paper proposed a methodology for informal EE, to reduce the generation of solid waste, the Araucaria neighborhood, located in the municipality of Marmeleiro - PR. First, we applied a questionnaire to the knowledge of the socioeconomic characteristics of the population worked and evaluate environmental awareness across the theme. Later, with pre - established residences, there was the weighing of waste produced. Made - up, then an environmental awareness with the sampled population, which led promotes knowledge exchange involving concepts of separation of waste at source, home composting and recycling programs. After the practice, in order to verify its effectiveness, reweighing was performed. Data were evaluated by the method of paired data, with the aid of Minitab 16. With the results, it was possible to evaluate the method presented inefficiency at a significance level of 5% and a confidence level of 95%. Despite some inefficiency, EE still remains one of the only ways to get significant results in reducing the measure of waste generated by the population.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11485
Aparece nas coleções:FB - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COEAM_2013_2_08.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.