Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11484
Título: Viabilidade de um sistema de reuso de água em uma propriedade rural em Cândido Godói – Rio Grande do Sul
Autor(es): Hermann, Ana Luísa
Orientador(es): Caprario, Guillermo
Bertoldo, Guilherme
Palavras-chave: Água - Reuso - Cândido Godói (Rio Grande do Sul)
Chuvas - Cândido Godói (Rio Grande do Sul)
Recursos hídricos - Desenvolvimento - Cândido Godói (Rio Grande do Sul)
Water reuse - Cândido Godói (Rio Grande do Sul)
Rain and rainfall - Cândido Godói (Rio Grande do Sul)
Water resources development - Cândido Godói (Rio Grande do Sul)
Data do documento: 18-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: HERMANN, Ana Luísa. Viabilidade de um sistema de reuso de água em uma propriedade rural em Cândido Godói – Rio Grande do Sul. 2014. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo a realização de uma análise da viabilidade de um sistema de reuso de água em uma propriedade rural do município de Cândido Godói – Rio Grande do Sul. Devido à disparidade de precipitação ocorrente ao longo dos meses, e com o intuito de promover a conservação dos recursos hídricos, o sistema de coleta da água da chuva surgiu como um alternativa plausível para a minimização dos impactos tanto ambientais como econômicos ocorridos na região. Para a realização do trabalho foram primeiramente levantados e analisados dados pluviométricos do município, em seguida foi escolhida uma propriedade rural através de critérios pré-estabelecidos e a esta foram efetuadas explanações sobre as necessidades e vantagens de se fazer uso de um sistema de reuso. Em sequencia a isso, foram coletados dados sobre a propriedade, definidos pressupostos e elaborado um projeto de coleta de água da chuva. Após a elaboração do projeto foram realizados cálculos a fim de verificar a viabilidade de aplicação do projeto na propriedade. Espera-se contribuir de forma positiva e eficiente na preservação do meio ambiente e na promoção da qualidade de vida da família residente nesta propriedade como também servir de exemplo para as demais famílias do município, pois a proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos dependem única e exclusivamente de nossas ações.
Abstract: The present study aims to conduct an analysis of the feasibility of implementing a system of water reuse on a farm in the municipality of Candido Godoy - Rio Grande do Sul Due to disparity occurring over months rainfall, and in order to promote the conservation of water resources, the system collects rainwater emerged as a plausible alternative for minimizing both environmental and economic impacts that occurred in the region. To carry out the work were first collected and analyzed rainfall data from the city then was chosen a rural property through pre-established criteria and this explanations about the needs and benefits of making use of a reuse system were made. In this sequence the data on the property, defined assumptions and developed a project to collect rainwater were collected. After the project design calculations were carried out to verify the feasibility of implementation of the project on the property. It is expected to contribute positively and effectively in preserving the environment and promoting the quality of life of family residing in this property as well as serve as an example for other families in the municipality, as the environmental protection and resource conservation depends only and exclusively for our actions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11484
Aparece nas coleções:FB - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COEAM_2013_2_02.pdf4,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.