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Título: Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no município de Marmeleiro – Paraná
Título(s) alternativo(s): Reverse logistics of electrical and electronic waste in the municipality of Marmeleiro – Paraná
Autor(es): Fausto, Mayara Luzitani
Orientador(es): Ribeiro, Priscila Soraia da Conceição
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Logística
Aparelhos e materiais eletrônicos - Eliminação de resíduos
Integrated solid waste management
Logistics
Electronic apparatus and appliance - Waste disposal
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: FAUSTO, Mayara Luzitani. Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no município de Marmeleiro – Paraná. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: Os produtos eletroeletrônicos, empregados em diversas atividades humanas, estão transformando-se em resíduos eletroeletrônicos (REE), em um curto intervalo de tempo, devido à fatores como o consumo elevado, o rápido avanço tecnológico e a obsolescência programada. A logística reversa (LR), uma das ferramentas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, auxilia no gerenciamento adequado dos resíduos sólidos, incluindo os REE. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar as ações e procedimentos acerca da LR de REE no município de Marmeleiro, Paraná. Foi analisado o conhecimento popular acerca da destinação dos REE, por meio da aplicação de questionários em 112 residências da zona urbana do município e se testou associação entre as variáveis utilizando o teste Qui-quadrado. Além disso, se verificou quais REE foram descartados pelos munícipes, por meio de acompanhamento do descarte junto ao Departamento de Meio Ambiente. Ainda foram verificadas as ações municipais, dos comerciantes e das assistências técnicas, quanto ao gerenciamento destes resíduos, por meio de entrevistas. E, por fim, foi feita uma comparação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) com as legislações federal, estadual e municipal, por meio de um check list e com o atual diagnóstico do gerenciamento dos REE por meio das entrevistas realizadas, do acompanhamento do descarte, dos questionários e de uma cópia do PMGIRS. Assim, se verificou desconhecimento da população sobre as práticas adequadas quando da destinação dos REE e de seu papel no sistema de logística reversa e se observou associação entre o grau de escolaridade dos entrevistados com o ato de possuir ou não REE guardado em casa. Com o acompanhamento realizado se identificou que os resíduos descartados pertenciam às categorias de pequenos eletrodomésticos; equipamentos de informática e de telecomunicações; equipamentos de consumo e painéis fotovoltaicos; equipamentos de iluminação e brinquedos e equipamentos de desporto e lazer. O estudo demonstrou ainda que a Prefeitura Municipal disponibiliza um ecoponto e campanhas municipais para o descarte de REE e que grande parte do comércio local não possui implantado o sistema de LR para os produtos eletroeletrônicos. Por fim, foi possível verificar que não existe uma legislação municipal específica para esses resíduos e que o PMGIRS não menciona os deveres dos consumidores e dos fabricantes. Além disso, se observou que a gestão municipal cumpre o PMGIRS e que o mesmo não acontece, totalmente, no comércio local. Assim, se verificou que existem ações sendo realizadas, no município, para a LR dos REE, principalmente por parte da gestão municipal e, ainda, se constatou a necessidade de uma maior participação dos estabelecimentos comerciais e dos consumidores nesse sistema.
Abstract: Electronic products, used in various human activities, are being transformed into electrical and electronic waste (WEE) in a short time interval, due to factors such as high consumption, rapid technological advancement and programmed obsolescence. Reverse logistics (RL), one of the tools of the National Policy on Solid Waste, assists in the proper management of solid waste, including WEE. In this context, the objective of this study was to diagnose the actions and procedures about RL of WEE in the municipality of Marmeleiro, Paraná. It was analyzed the popular knowledge about the destination of WEE by means of the application of questionnaires in 112 residences of the urban area of municipality and an association between the variables was tested using the chi-square test. In addition, it was verified which WEE were discarded by the population, by means of accompaniment of the discard together to Department of the Environment. Still the municipal actions, of the merchants and of the technicals assistances were verified, regarding the management of this waste, through interviews. Finally, a comparison was made of the Municipal Plan of Integrated Solid Waste Management with federal, state and municipal legislation, through a checklist and with the current diagnosis of the WEE management through of the interviews conducted, of the monitoring of th discard, of the questionnaires and of a copy of the Municipal Plan of Integrated Solid Waste Management. Thus, was verified a lack of knowledge of the population about the adequate practices of destination of WEE and of its role in the reverse logistics system and it was observed an association between the level of schooling of those interviewed with the act of having or not WEE stored at home. With the monitoring accomplished, it was identified that the discarded waste belonged to the categories of small appliances; computer equipment and telecommunications; consumer equipment and photovoltaic panels; lighting equipment and toys and sports and leisure equipment. The study has shown yet that the City Hall provides municipal campaigns and an ecoponto for the discard of WEE and that a large part of the local commerce does not have implanted the RL system for the electronic products. Finally, it was possible to verify that there is no specific municipal legislation for such waste and that Municipal Plan of Integrated Solid Waste Management does not mention the duties of consumers and manufacturers. In addition, it was observed that the municipal management complies with the Municipal Plan of Integrated Solid Waste Management and that the same does not happen, totally, in the local commerce. Thus, it was verified that there are actions being carried out in the municipality for the RL of the WEE, mainly by the municipal management, and still it was verified the need for a greater participation of the commercial establishments and the consumers in this system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11437
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