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Título: O direito dos animais e o ensino de biologia: uma analise a partir dos livros didáticos
Título(s) alternativo(s): The right of animals and the teaching of biology: an evaluation from the textbooks
Autor(es): Folhiato, Roberta Aparecida
Orientador(es): Diel, Paulo Fernando
Palavras-chave: Livros didáticos
Direitos dos animais
Biologia - Estudo e ensino
Textbooks
Animal rights
Biology - Study and teaching
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: FOLHIATO, Roberta Aparecida. O direito dos animais e o ensino de biologia: uma analise a partir dos livros didáticos. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: A discussão sobre o direito dos animais assume, no atual contexto, uma grande relevância. No decorrer das últimas décadas, os defensores dos direitos dos animais alcançaram muitas conquistas, e muitas leis foram criadas para que os direitos básicos de não sentir, dor, fome, medo, angústia e stress fossem preservados. Os seres humanos e os animais possuem muitas diferenças, mas apesar dessas diferenças, ambos possuem uma semelhança que é a capacidade de sofrer, o que por si só já bastaria para tratarmos os animais de forma igual aos seres humanos. Diante disso o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma análise da maneira com que os animais são tratados nos livros didáticos, procurando avaliar tanto a parte teórica quanto a parte visual dos livros da disciplina de Biologia. Os dados foram coletados por meio de uma análise documental dos livros didáticos usados na rede pública de ensino do Núcleo Regional de Dois Vizinhos – PR. Foi um levantamento de dados qualitativos que procurou analisar a forma como os Direitos dos Animais estão difundidos, representados e assegurados nos materiais didáticos. O resultado da pesquisa demonstra que os materiais didáticos, nos três volumes analisados, não fazem menções sobre o direito dos animais em momento. A negligência dos materiais didáticos quanto ao direito dos animais cria inúmeros problemas, pois omite a conscientização dos alunos quanto aos direitos dos animais e os consequentes deveres éticos do homem para com os animais. Além disso, induz um processo formativo ainda antropocêntrico que pretende afirmar o princípio da superioridade e de domínio do homem sobre os animais. A escola e a educação como formadoras dos futuros cidadãos não podem se omitir diante desta problemática. Inúmeras espécies estão ameaçadas e o homem tem a responsabilidade e o dever ético de não destruílas e de preservar sua vida e seus ecossistemas.
Abstract: The discussion about animal rights assumes, in the current context, a great relevance. Over the last few decades, animal rights defensors have obteined many achievements, and many laws have been created in order that the basic rights of not feeling, pain, hunger, fear, anguish, and stress were preserved. Human beings and animals have many differences, but despite of these differences, both have a similarity that is the capacity to suffer, which in itself would be enough to treat animals equally to humans. Therefore the objective of this research was to perform an analysis of the way animals are treated in textbooks, trying to evaluate the theoretical part and the visual part of the books of the Biology discipline. Data were collected through a documentary analysis of textbooks used in the public school system of the Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos - PR. It was a survey of qualitative data that aimed to analyze how the Rights of Animals are disseminated, represented and ensured in teaching materials. The result of the research shows that the didactic materials, in the three volumes analyzed, do not mention the right of the animals at the moment. The negligence of teaching materials in animal law creates numerous problems, because it ignores students' awareness of animal rights and the consequent ethical obligation of man to animals. In addition, it induces a formative process still anthropocentric that intends to affirm the principle of superiority and domination of man over animals. School and education as trainers of future citizens can not ignore this problem. Numerous species are threatened and man has the responsibility and the ethical obligation not to destroy them and to preserve their life and ecosystems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11145
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