Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11102
Título: A produção de mudas via propagação vegetativa e a construção do conhecimento no contexto escolar: uma abordagem tecnológica para o ensino de Botânica
Título(s) alternativo(s): The production of seedlings by vegetative propagation and the construction of knowledge in the school context: a technological approach for Botany teaching
Autor(es): Feliceti, Maikely Luana
Orientador(es): Lima, Daniela Macedo de
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Botânica
Plantas - Propagação
Science - Study and teaching
Botany
Plant propagation
Data do documento: 8-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: FELICETI, Maikely Luana. A produção de mudas via propagação vegetativa e a construção do conhecimento no contexto escolar: uma abordagem tecnológica para o ensino de Botânica. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: O uso das plantas é amplo, com sua aplicação na alimentação, no tratamento de doenças, no vestuário, nas construções, como abrigo para animais, etc., sendo essencial o enfoque nos conteúdos de Botânica no ensino de Ciências, possibilitando uma abordagem interdisciplinar. A utilização da espinheira-santa desataca-se por ser uma planta nativa do Sul do Brasil e medicinal. O uso da propagação vegetativa pela técnica da miniestaquia vêm a ser uma alternativa para promover o enraizamento em material juvenil obtido de brotações de plantas matrizes de diversas espécies dentre elas a espinheira-santa. O presente trabalho teve por objetivo propor situações de aprendizagem utilizando uma abordagem tecnológica da produção de mudas de espinheira-santa via miniestaquia que proporcione a articulação de conhecimentos teóricos e práticos voltados ao ensino de Botânica, conduzindo o educando a aprendizagem significativa dos principais conteúdos relacionados à essa área. O projeto foi desenvolvido em forma de Oficina Pedagógica de Botânica, no Colégio Estadual José de Anchieta, município de Dois Vizinhos-PR, na turma do 9º ano do ensino Fundamental. A Oficina foi realizada em quatro encontros didáticos, com duração de três meses de aplicação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram pré e pós-questionário, além de fotos, vídeos e observações, a metodologia da pesquisa utilizada foi qualiquantitativa e a análise dos dados seguiu a análise de conteúdo de Bardin. Concluiu-se que os alunos conhecem e utilizam as plantas medicinais, bem como suas formas de propagação, corroborando a importância de estudos relacionados às plantas no âmbito escolar. A assimilação dos conteúdos de Botânica transpostos por meio da metodologia da Oficina Pedagógica foi importante na construção, reflexão e reconstrução dos conhecimentos pelos alunos, evidenciando a aprendizagem significativa. Constatou-se que o desenvolvimento deste projeto agradou a todos os alunos e contribuiu com a formação dos mesmos, pois dos estudantes 60% considerou as atividades excelentes, 33% ótimas e 7% boas.
Abstract: The use of plants is broad, without treatment of diseases, without clothing, in constructions, like shelter for animals, among others, being essential the focus in the contents of Botany in the teaching of Sciences, making possible an interdisciplinary approach. The use of vegetative propagation by the minicutting technique is an alternative to promote rooting in juvenile material obtained from sprouting matrices trees of several species, such as espinheira-santa. The present study had the objective of proposing learning situations using a technological approach of seedlings production of espinheira-santa by the minnicutting technique that provides the articulation of theoretical and practical knowledge directed to the teaching of Botany, leading the learner to the significant learning of the main contents related to this area. The project was developed in the form of a Pedagogical Botany Workshop, at the José de Anchieta State College, in the municipality of Dois Vizinhos-PR, with the class of the 9th grade of elementary school. The workshop was carried by four didactic meetings, with duration of three months of application. The data collection instruments used were pre and post-questionnaire, as well as photos, videos and observations, the methodology of the research used was quantitative qualitative and the analysis of the data followed the content analysis of Bardin. It is concluded that the students know and use medicinal plants, as well as their forms of propagation, corroborating the importance of studies related to plants in the school environment. The assimilation of the contents of Botany transposed through the Pedagogical Workshop methodology was important in the construction, reflection and reconstruction of the knowledge by the students, evidencing significant learning. It was verified that the development of this project pleased all the students and contributed with the formation of the same ones, because of the students 60% considered the excellent activities, 33% optimal and 7% good.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11102
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2016_2_12.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.