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Título: A avaliação da aprendizagem em ciências: práticas e tendências no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The evaluation of learning in science: practices and trends in primary education
Autor(es): Zorzan, Marilaine
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Avaliação
Science - Study and teaching
Education - Evaluation
Evaluation
Data do documento: 15-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ZORZAN, Marilaine. A avaliação da aprendizagem em ciências: práticas e tendências no ensino fundamental. 2016. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como temática a avaliação da aprendizagem escolar em Ciências. A avaliação é imprescindível para verificar o nível de aprendizagem do aluno. A avaliação formadora é uma nova tendência que propõe avaliar o aluno de modo contínuo. O objetivo deste trabalho foi observar a prática de alguns professores de Ciências em relação à avaliação da aprendizagem, bem como verificar se seguem uma metodologia tradicional ou as novas tendências avaliativas. Foram selecionados participantes aleatoriamente. Foram entregues termos de consentimento aos professores de modo a esclarecer o nível de privacidade da pesquisa. Após a aceitação dos professores em colaborar com o trabalho, foram entregues a cada um destes, um questionário com dez questões de cunho descritivo. Também foi solicitado aos professores cópias de avaliações de Ciências para que pudéssemos analisá-las. Participaram da pesquisa oito professores de Ciências, sendo que dois professores lecionam em um colégio Estadual em Cruzeiro do Iguaçu - Pr, e seis professores lecionam em colégios de Dois Vizinhos - Pr. Os dados obtidos foram analisados de acordo análise de conteúdo de Laurence Bardin e abordagem qualitativa de Ludke e André. Após a análise, estes foram tabelados e discutidos. Acerca da avaliação formadora, percebeu-se que os professores não tinham muito conhecimento de como esta funciona sendo que dois dos participantes não souberam responder o que significa. Todos responderam ter dificuldades em utilizar avaliação formadora devido a alguns fatores como falta de interesse dos alunos, falta de apoio da família, turmas muito grandes, entre outros. A respeito da questão sobre as dificuldades que os professores encontram em preparar aulas práticas, somente um dos participantes disse não encontrar dificuldades, o restante disse ter algumas, como turmas muito grandes, falta de materiais e laboratorista. A análise das avaliações apresentou resultados que já eram esperados, sendo que a maioria das questões descritivas não é contextualizada, e este tipo de questão remete apenas a memorização e não desenvolve o senso crítico do aluno. Pode-se concluir que este trabalho foi de grande valia e observou-se que a maioria dos professores ainda segue os padrões tradicionais de avaliação, dando mais ênfase a prova escrita. Há necessidade de sensibilizar os educadores sobre a importância de avaliar os alunos constantemente, através de projetos de formação continuada.
Abstract: This work has as a theme the evaluation of learning in Science. The evaluation is essential to check the level of student‟s learning. The formative evaluation is a new trend that proposes to evaluate the student continuously. The aim of this study was to observe the practice of some science teachers regarding the evaluation of learning as well as ensure they follow a traditional methodology or new evaluative trends. Participants were selected randomly. They were given consent forms to the teachers in order to clarify the privacy level of this study. After teachers' acceptance to cooperate with the study, there were given to each of these, a questionnaire with ten questions of descriptive nature. It was also asked copies of teachers' assessments so we could analyze them. The participants were eight science teachers, being two from a state school in Cruzeiro do Iguaçu - PR, and six from colleges in Dois Vizinhos - PR. The data were analyzed according to Laurence Bardin content analysis and Ludke and André qualitative approach. After analysis, the resulting data was tabulated and discussed. About formative evaluation, it was noticed that the teachers did not have much knowledge of how it works, and two of the participants could not answer what it means. They all reported having difficulty using formative assessment due to factors such as students‟ lack of interest, lack of family support, very large classes, among others. Regarding the question about the difficulties that teachers have to prepare classes with practices, only one participant said no difficulties, the rest have said some, such as very large classes, lack of materials and laboratory technician. The analysis of the evaluations presented results that were expected, as most descriptive questions is not contextualized, and this kind of question refers only to memorization and does not develop the critical sense of the learner. It can be concluded that this study was of great value and it was observed that most teachers still follow the traditional standards of evaluation, giving more emphasis on the written test. There is a need to raise awareness among educators about the importance of evaluating students constantly through educational projects in a continuously way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11066
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