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Título: Ansiedade em acadêmicos de Ciências Biológicas - licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Autor(es): Alves, Paola
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Ensino superior
Saúde mental
Ansiedade
College teaching
Mental health
Anxiety
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ALVES, Paola. Ansiedade em acadêmicos de Ciências Biológicas - licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O ingresso e a trajetória em uma universidade representam um momento importante na vida do estudante. Ele é marcado por diversas mudanças no seu estilo de vida, pois precisa se adaptar a novas regras, processos e pessoas, bem como a pressão por um bom desempenho enquanto acadêmico. Tudo isso gera grande vulnerabilidade, que deixa o estudante mais suscetível ao aparecimento de psicopatologias, como a ansiedade e a depressão. O adoecimento dos alunos vem sendo notado em nível nacional e internacional e o número de estudos a respeito da saúde mental em meio universitário tem crescido, havendo levantamento de dados que comprovam a importância de a saúde mental deixar de ser tratada como um tabu e ser corretamente trabalhada dentro das instituições de ensino. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de caso sobre os níveis de ansiedade dos alunos do curso de Ciências Biológicas da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos. A metodologia utilizada teve abordagem mista, quali-quantitativa, utilizando como métodos de coleta de dados um questionário estruturado e o Inventário de Beck – BAI , para quantificar os níveis de ansiedade entre os estudantes. Os resultados do questionário e do BAI foram tabulados e demonstraram como estão os hábitos de vida dos estudantes, bem como os níveis de sua ansiedade. O teste BAI indicou uma alta taxa de alunos com ansiedade em níveis moderado e grave, o que indica que o estudante está doente ou adoecendo e são necessárias medidas de prevenção e remediação desse quadro, competindo também à Universidade, enquanto seu papel na formação de profissionais, a criação de medidas que melhorem a qualidade de vida do estudante.
Abstract: The entrance and trajectory in a university represent an important moment in the life of the student. It is marked by several changes in your lifestyle, as you need to adapt to new rules, processes and people, as well as pressure for a good performance as an academic. All this generates great vulnerability, which leaves the student more susceptible to the appearance of psychopathologies such as anxiety and depression. The sickness of the students has been noticed at national and international level and the number of studies on mental health in universities has grown, with data gathering that prove the importance of mental health cease to be treated as a taboo and be correctly worked within educational institutions. Therefore, the objective of the present work is to make a case study on the anxiety levels of students of the Biological Sciences course of UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos. The methodology used will have a mixed qualitative-quantitative approach, using as data collection methods a structured questionnaire and the Beck Inventory - BAI, to quantify the levels of anxiety among the students. The hypothesis of the present study is that part of the students may be debilitated mental health and, with the data of the work, the University can come to the students' help, making possible the prevention and remediation of this picture. Finally, at the end of the study, the data will be available to the pedagogical team and Campus Mental Health Commission for possible future interventions. The results of the questionnaire and the BAI were tabulated and demonstrated how students' life habits, as well as their anxiety levels. The BAI test indicated a high rate of students with anxiety at moderate and severe levels, which indicates that the student is sick or sick and that prevention and remediation measures are necessary, such as the creation of measures that improve the student's quality of life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11058
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