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Título: Material didático sobre parasitologia: uma abordagem inclusiva em ciências
Título(s) alternativo(s): Parasitology teaching material: na inclusive approach to sciences
Autor(es): Alberti, Vanessa Aparecida Ribeiro
Orientador(es): Leite, Deborah Catharine de Assis
Palavras-chave: Parasitologia
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
Parasitology
Mainstreaming in education
People with visual disabilities
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ALBERTI, Vanessa Aparecida Ribeiro. Material didático sobre parasitologia: uma abordagem inclusiva em ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: As parasitoses humanas são um grande problema de saúde pública e estão relacionadas a hábitos de higiene pessoal e alimentar inadequados. Dentre as doenças parasitárias gastrointestinais mais comuns estão a Ascaridíase e a Teníase, que causam danos aos seus hospedeiros e podem ser evitadas, através de medidas preventivas educacionais e saneamento básico adequado. Essas doenças podem ser abordadas no âmbito escolar de forma educativa correlacionando aos hábitos cotidianos de higiene e saúde. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, temas transversais, como saúde humana, devem ser abordados nas disciplinas de Ciências e Biologia. O presente trabalho buscou desenvolver material didático inclusivo, para deficientes visuais, com o intuito de auxiliar no entendimento de parasitoses gastrointestinais humanas. Desta forma, a pesquisa teve cunho qualitativo, através de observação, com coleta de dados em forma de entrevista com um aluno do segundo ano do ensino médio, uma aluna da sétima série do ensino fundamental e questionário para os professores, a fim de verificar as metodologias e estratégias utilizadas nas aulas. A partir dessa investigação foi possível verificar como ocorre o processo de inclusão em escolas do município de Dois Vizinhos-PR. Evidenciou-se que a inclusão funciona de forma parcial, necessitando de políticas públicas e educacionais, que atendam a realidade escolar. Dentre alguns problemas observados durante a investigação estão o processo de formação dos professores, o fornecimento de material adequado e tempo para desenvolvimento e produção dos materiais. Na tentativa de minimizar esses problemas, foi desenvolvido uma apostila em braile e uma apostila em português, para atender às necessidades dos vários níveis de deficiência visual. As apostilas otimizaram o processo de aprendizagem e possibilitou o compartilhamento do material em dois níveis de escolaridade e de deficiência visual, demonstrando ser um material inclusivo.
Abstract: Human parasitic diseases are a major public health problem and are related to poor personal hygiene and eating habits. Among the most common gastrointestinal parasitic diseases are Ascariasis and Teniasis, which cause damage to their hosts, can be prevented through educational preventive measures and adequate sanitation. These diseases can be approached at schools in an educational way correlating to daily hygiene and health habits. According to the National Curriculum Parameters, crosscutting themes, such as human health, should be addressed in the subjects of Science and Biology. The present work aimed to develop inclusive teaching material, for visually impaired, in order to assist in the understanding of human gastrointestinal parasites. Thus, the research was qualitative, through observation, with data collection in the form of interviews with students of second year of high school, a seventh grade elementary school student and questionnaire for teachers, in order to verify the methodologies and strategies used in the classes. From this investigation it is possible to verify the inclusion process in the schools of Dois Vizinhos-PR. It was evidenced that inclusion works partially, requiring public and educational policies that meet the school reality. Some problems observed during the investigation include the process of teacher training, the provision of adequate material and time for development and production of materials. In an attempt to minimize these problems, a Braille and a Portuguese workbook were developed to meet the needs of the various levels of visual impairment. The booklet optimized the learning process and enabled the sharing of material at different levels of education and visual impairment, proving to be an inclusive material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11055
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