Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/110
Título: Desenvolvimento de um software didático para o apoio ao aprendizado de ventilação mecânica
Autor(es): Osaku, Erica Fernanda
Orientador(es): Lopes, Heitor Silvério
Palavras-chave: Software educacional
Educational software
Data do documento: 2005
Editor: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OSAKU, Erica Fernanda. Desenvolvimento de um software didático para o apoio ao aprendizado de ventilação mecânica. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
Resumo: O trabalho tem como objetivo desenvolver um software educacional para Fisioterapia, fornecendo suporte ao aprendizado dos alunos em relação à ventilação mecânica. O tema ventilação mecânica é ministrado durante todo o sexto período da graduação, porém a abordagem é superficial e o contato com o aparelho de ventilação mecânica normalmente acaba não acontecendo. Também a dificuldade em levar para as salas de aula um aparelho e o pouco tempo dos alunos durante o estágio curricular nas Unidades de Terapia Intensiva, motivaram o desenvolvimento do programa. O programa possui textos, figuras, animações curtas, questionários e principalmente casos clínicos com um simulador de ventilação mecânica. O processo de aquisição do conhecimento foi realizado através de análises de textos e entrevista com especialista Fisioterapeuta. Na representação do conhecimento foram utilizadas as regras de produção e frames. Como metodologia de desenvolvimento foram utilizados os diagramas de casos de uso, diagramas de fluxo de dados e diagramas de transição de estados. Para o desenvolvimento e implementação do programa foi utilizado o software de animação Macromedia Flash MX 2004. Para avaliar a usabilidade do programa foram realizadas duas análises qualitativas: uma com acadêmicos do curso de Fisioterapia e outra com Fisioterapeutas que trabalham em hospitais. Avaliando os resultados obtidos com os acadêmicos e Fisioterapeutas, observa-se que o SEVeM cumpriu o objetivo proposto e teve boa aceitação pelos usuários. Através da abordagem inovadora o software modificou o cotidiano dos alunos. Certamente o software pode dar apoio ao aprendizado de ventilação mecânica, desmistificando o aparelho e tornando o aprendizado do assunto mais interessante. As informações obtidas através das análises qualitativas indicaram a aprovação da informática na Fisioterapia. Os computadores quando utilizado com os softwares educacionais, tornam-se um artefato mediador eficaz para a melhora do processo ensino/aprendizagem.
Abstract: This work aims at developing instructional software in the area of Physical Therapy, more specifically in mechanical ventilation. Mechanical ventilation is a subject that students have during the sixth period of the undergraduate course. However, the approach is usually superficial and the students do not have close contact with the ventilator. Also, it is difficult to take a ventilator to the classroom so as to show it to the students, students spend little time during the curricular stage in the Intensive Care Unity. All these factors motivated the development of this software, that comprises texts, figures, short animations, quiz list and, most importantly, clinical cases together with a mechanical ventilation simulator. Knowledge acquisition process was done using text analysis and interviews with an expert. Frames and production rules were used to represent knowledge. The methodology of development included case diagram, data flow diagram and state diagram. The software was completely developed using Macromedia Flash MX 2004. To evaluate the accessibility of the program, two qualitative analyses were done: with undergraduate students and with Physical Therapists work in hospital. The analysis of results indicates that SEVeM accomplished the proposed objective and had good acceptance among users. By using an innovative approach, this software has taken a different view to the students and we believe that it can give support to learning mechanical ventilation in the course, demystifying the equipment and making the subject more attractive. A conclusion can be done from this work in the sense that the use of informatics in Physical Therapy is quite positive, and the computer with educational software is an effective mediator of the teaching/learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/110
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Osaku, Erica Fernanda_2005.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons