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Título: Compactação do solo após tráfego de máquinas em operações de colheita florestal
Título(s) alternativo(s): Soil compaction caused by machine traffic in forest harvesting operations
Autor(es): Rodrigues, Diego
Orientador(es): Pellegrini, André
Palavras-chave: Solos florestais
Máquinas florestais
Pinus taeda
Forest soils
Forest machinery
Loblolly pine
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: RODRIGUES, Diego. Compactação do solo após tráfego de máquinas em operações de colheita florestal. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a compactação do solo causada pelo tráfego de máquinas em operações de colheita de Pinus taeda. O estudo foi realizado nas áreas operacionais de colheita de madeira pertencente à empresa Araupel S/A, que está localizada no município de Quedas do Iguaçu, Paraná. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. O procedimento de amostragem do solo foi realizado sobre a linha de passagem das máquinas de corte e extração da madeira, de acordo com os seguintes tratamentos:T0 (Sem passagem de máquinas com a floresta em pé), T1 (1 passada do Havester + 1 passada do Forwarder),T2 (1 passada do Havester + 3 passadas do Forwarder), T3 ( passada do Havester + 6 passadas do Forwarder),T4-1 passada do Havester + 8 passadas do Forwarder). Para cada tratamento, foram realizadas quatro repetições, distribuídas nas linhas de tráfego das maquinas (figura 9). Foram coletadas 160 amostras, sendo 32 por tratamento, nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-30 cm, 30-40 cm em cilindros volumétricos com 3,0 cm de altura e 6,0 cm de diâmetro, com auxílio de um extrator para retirada das amostras. A avaliação da compactação foi avaliada com base nos seguintes parâmetros físicos do solo: Densidade (Ds), Porosidade total (Pt), Resistência do solo à penetração (RP) e condutividade hidráulica saturada. Para os dados obtidos nas avaliações dos parâmetros físicos do solo foram submetidos à análise estatística como análise de variância e testes de comparação de médias a partir do teste de Tukey. Com base nos resultados obtidos observou-se que ocorreu maior incremento na densidade do solo com o aumento do número de passadas do Forwarder, e todos as situações de tráfego das maquinas estudadas causaram aumento na resistência mecânica do solo à penetração na camada superficial, sendo agravado no T3. A condutividade hidráulica saturada responder os efeitos da compactação com os maiores valores de percolação de água no Tratamento sem tráfego de maquinas e ocorrendo menor infiltração na camada superficial de 0-10cm.
Abstract: This work aims to evaluate the soil compaction caused by the traffic of machines in Pinus taeda harvesting operations. The study was carried out in the operational areas of harvesting of wood belonging to Araupel S / A, located in the municipality of Quedas do Iguaçu, Paraná. The experimental design was completely randomized. The soil sampling procedure was carried out on the line of wood cutting and extraction machines, according to the following treatments: T0 (Without passing machines with the standing forest), T1 (1 pass of Havester + 1 (past Havester + 3 passed from Forwarder), T3 (passed from Havester + 7 passed from Forwarder), T4-1 passed from Havester + 8 passed from Forwarder). For each treatment, four replications were performed, distributed in the traffic lines of the machines (figure 9). A total of 160 samples were collected, 32 of which were treated at depths of 0-10 cm, 10-20 cm, 20-30 cm, 30-40 cm in volumetric cylinders with 3.0 cm in height and 6.0 cm in diameter, with the aid of an extractor for withdrawal of samples. The compaction evaluation was evaluated based on the following soil physical parameters: Density (Ds), total porosity (Pt), soil penetration resistance (RP) and saturated hydraulic conductivity. For the data obtained in the evaluations of soil physical parameters were submitted to statistical analysis as analysis of variance and tests of comparison of means from the Tukey test. Based on the results obtained, it was observed that there was a greater increase in soil density with the increase in the number of passes of the Forwarder, and all the traffic situations of the machines studied caused an increase in the mechanical resistance of the soil to the penetration in the superficial layer, being aggravated in T3. The saturated hydraulic conductivity was sensitive to respond to the effects of compaction with the highest values of water percolation in the Treatment without machine traffic and occurring less infiltration in the superficial layer of 0-10cm.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10920
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