Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10796
Título: A entomologia nas histórias em quadrinhos: uma proposta de ensino e passatempo
Título(s) alternativo(s): Entomology in comics: a proposal for education and leisure activity
Autor(es): Leporacy, Drei Maicon
Orientador(es): Potrich, Michele
Palavras-chave: Insetos florestais
Histórias em quadrinhos na educação
Estratégias de aprendizagem
Forest insects
Comic books, strips, etc., in education
Learning strategies
Data do documento: 16-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: LEPORACY, Drei Maicon. A entomologia nas histórias em quadrinhos: uma proposta de ensino e passatempo. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: Os recursos didáticos são caracterizados como ferramentas importantes durante o desenvolvimento intelectual, por meio destes é possível ampliar o conhecimento e aumentar o ensejo em aprender. Como recurso didático tem-se as histórias em quadrinhos que estimulam o desenvolvimento pela leitura, nos mais diversos assuntos. Os insetos vêm sendo ilustrados nos quadrinhos seja como heróis ou apenas dando enfoque aos seus hábitos diários. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar Histórias em Quadrinhos (HQs) sobre insetos de importância florestal, para o Ensino Fundamental, com o tema: “Os insetos saem da floresta”. As ilustrações dos insetos foram realizadas a partir da observação dos mesmos in loco e também através de coleta e registros fotográficos realizados no Parque Municipal Jirau Alto, localizado no município de Dois Vizinhos –PR. Foram observados os hábitos dos insetos, as características e a relação com o habitat, bem como suas estruturas, para assim compor e formular a representação artística. As histórias foram geradas através de uma narrativa visual, tratando dessa relação do inseto com o setor florestal. As técnicas empregadas para pintura dos desenhos foram, grafite, aquarela, giz pastel e lápis de cor do tipo permanente e aquarelável, tais técnicas tiveram extrema importância e foram escolhidas conforme características que melhor se enquadram para retratar cada exemplar. As ilustrações compuseram quatro HQs, de quatro insetos diferentes. Os insetos representados foram: 1) Abelhas - sendo representado um dos fatores do seu desaparecimento e a relação destes insetos com a polinização e; 2) Formigas - foram representados seus danos em espécies vegetais, bem como sua organização; 3) Besouro Serrador – destacouse principalmente o ciclo de desenvolvimento deste inseto; 4) Joaninhas predadoras – a história foi elaborada com base na relação exercida por estes insetos no controle biológico de pulgões. As ilustrações juntamente com as HQs sobre insetos são aliadas no estudo da Entomologia, contribuindo positivamente com os objetivos pedagógicos. Além disso, é uma ferramenta lúdica a mais para o docente. Assim, as HQs produzidas neste trabalho formam um material paradidático rico e contextualizado no processo de ensino da Entomologia.
Abstract: The teaching resources are characterized as important tools for intellectual development, through them can increase knowledge and enhance of learning. As a teaching resource has the comic books that stimulate the development of reading, in various subjects. The insects have been illustrated in the comics as heroes or just giving focus to your daily habits. Thus, the present study aimed to develop Comics (HQ’s) on insect forest importance to primary education, with the theme: "The insects leave the forest." The illustrations of insects were made from observing them in the field, collecting them and using photographic records in the Municipal Park Jirau Alto, located in the city of Dois Vizinhos -PR. It was observed the habits of insects, the characteristics and the relationship with the habitat and its structures so compose and formulate the artistic representation. The stories were generated through a visual narrative, dealing with this insect's relationship with the forestry area. The techniques used to paint the drawings were graphite, watercolor, pastels and crayons permanent. All techniques were very important and they were chosen as features that best fit to portray each copy. The illustrations composed four HQs, with four different insects. The insects were represented: 1) Bees - being represented one of his disappearance factors and their relationship with insects and pollination; 2) Ants - were represented their damage on plant species and their organization; 3) Sawyer Beetle- stood out especially this insect development cycle; 4) Predator Ladybugs - the story was drawn up based on the ratio carried by these insects for biological control of aphids. The illustrations with the HQs of insects are combined in the study of Entomology, positively contributing to the pedagogical objectives. Moreover, it is a playful tool more for teaching. Thus, the comics produced in this work are a rich materials paradidactic and contextualized in the teaching of Entomology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10796
Aparece nas coleções:DV - Engenharia Florestal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENF_2016_1_04.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.