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dc.creatorSievers, Thomas Rocha-
dc.date.accessioned2015-02-26T13:23:49Z-
dc.date.available2015-02-26T13:23:49Z-
dc.date.issued2013-08-02-
dc.identifier.citationSievers, Thomas Rocha. O Instituto Nacional de Inovação em Diagnósticos para Saúde Pública como tema motivador para o desenvolvimento de objetos educacionais para o ensino de biologia. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1068-
dc.descriptionAcompanha: Material suplementar: Doença de Chagas e a resposta imune contra o Trypanossoma cruzipt_BR
dc.description.abstractEducation, in general, has been influenced by information and communication technologies (ICT). Associated with these advances, new discoveries emerge in the academic field regarding different disciplines. In the case of biology, this advancement sprouts especially in the areas of Molecular Biology, Biotechnology and Genetics. The present work takes into account the demands present in PCN+, which recommends Biology education focused on contemporary issues. The main objective is to develop a learning object in interactive multimedia content, integrating curriculum contents together with the actual knowledge produced in modern research centers. In this study, we propose using the subject of the National Institute of Science and Technology in Diagnostics for Public Health, INDI - Health, as a motivating theme for the development of educational objects (EO) in Biology teaching. The purpose of the content is to demonstrate how the production of antibodies occurs during infection with Trypanosoma cruzi, for it is a subject directly linked to both Biology teaching and the objectives of INDI-Health. We propose a methodology based on project management for content development and structuring of the EO. In addition, we developed a study guide aiming at 2nd year high school students, including the contents of Parasitology (Chagas disease transmission and infection), primary and secondary immune response, and Cellular and Molecular Biology. The content was developed in Adobe® Flash® Player, and is licensed under creative commons. Together with a reference manual, an example on how to use the EO was made available at the science portal “Ciência Curiosa”. The EO is thus available to the community and could be used as a reference for the development of new educational resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSistemas de ensino - Projetospt_BR
dc.subjectMultimídia interativapt_BR
dc.subjectChagas, Doença de - Aspectos imunológicos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectBiology - Study and teaching (High school)pt_BR
dc.subjectInstructional systems – Designpt_BR
dc.subjectInteractive multimídiapt_BR
dc.subjectChaga's disease - Immunological aspects - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleO Instituto Nacional de Inovação em Diagnósticos para Saúde Pública como tema motivador para o desenvolvimento de objetos educacionais para o ensino de biologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino, de uma forma geral, tem sido influenciado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Associados a estas, surgem avanços de novas descobertas no campo acadêmico de diferentes disciplinas. No caso da Biologia, estes avanços se dão a passos largos principalmente nas áreas de Biologia molecular, Biotecnologia e Genética. Desta forma, e também respondendo a demandas presentes nos PCN+, os quais recomendam um ensino de Biologia que aborde temas contemporâneos, foi idealizado este trabalho, o qual possui como objetivo geral desenvolver um objeto educacional (OE) no formato de conteúdo multimídia interativo, que surge da integração dos conteúdos curriculares com os conhecimentos produzidos em centros de pesquisas. Aqui, buscou-se utilizar o Instituto Nacional de Inovação em Diagnósticos em Saúde Pública, INDI-Saúde, como tema motivador para o desenvolvimento de objetos educacionais para o ensino de Biologia. O propósito do OE é demonstrar como ocorre a produção de anticorpos durante a infecção pelo Trypanosoma cruzi, pois este é um assunto diretamente ligado aos objetivos do INDI-Saúde e que encontra contrapartida no ensino de Biologia. Para a elaboração e estruturação do conteúdo, foi proposta uma metodologia de gerenciamento de projetos com foco nos OE, além do desenvolvimento de roteiros que contemplam como público alvo alunos do 2° ano do ensino Médio e consideram os conteúdos de parasitologia (doença de Chagas, transmissão e infecção), resposta imune primária e resposta imune secundária, além de Biologia celular e molecular. O OE foi desenvolvido no programa Adobe® Flash® Player, estando sob a licença creative commons. Foi elaborado um manual de referência e também um exemplo de utilização em sala de aula, que está disponível no portal “Ciência Curiosa”. O material está assim disponível para uso da comunidade e a metodologia utilizada pode servir de inspiração para o desenvolvimento de novos OE.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor-co1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica



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