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Título: Verificação de alteração de material de um componente de sistema de injeção diesel sob a óptica do desenvolvimento de produto e de seu processo de fabricação
Título(s) alternativo(s): Verification of a material change of a Diesel injection system component from a standpoint of product design and its manufacturing process
Autor(es): Santos, Cristian Teixeira dos
Ballardin, Pedro Lucas
Orientador(es): Cararo, Nilton Luiz
Palavras-chave: Motores a diesel
Tribologia
Austenita
Tribologia - Ensaio dos metais
Diesel motor
Tribology
Austenite
Tribology - Assaying
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Cristian Teixeira dos; BALLARDIN, Pedro Lucas. Verificação de alteração de material de um componente de sistema de injeção diesel sob a óptica do desenvolvimento de produto e de seu processo de fabricação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se propôs a verificar, a partir de uma iniciativa de redução de custos de matéria-prima de uma empresa, a alteração do material de um componente de sistema de injeção Diesel de AISI A6 a AISI 52100, sob os tópicos de estabilidade dimensional, desgaste e capabilidade de seu processo produtivo, visando a análise integrada de desenvolvimento de produto e processo de fabricação. Para avaliar a estabilidade dimensional, foi realizado um ensaio de ciclo térmico em ambos os materiais, visando a decomposição de austenita retida e comparando-se resultados de medição de características funcionais do componente antes e após o ciclo. Para a avaliação de desgaste, foi feito um ensaio de reciprocating sliding wear de ambos os materiais em tribômetro, no qual se analisaram os volumes desgastados após teste, bem como os coeficientes de atrito obtidos. Por fim, para avaliação de capabilidade de processo, foi proposto o estudo com medição das mesmas características do ensaio de estabilidade dimensional, porém em maior amostragem. No entanto, esse teste não foi possível de ser realizado por falta de amostras. Com esses três testes realizados, nesses aspectos, a alteração de matéria-prima foi verificada, sendo que não houve diferença entre os materiais considerando a estabilidade dimensional, porém o comportamento tribológico foi levemente superior no AISI A6 em comparação com o AISI 52100 em termos de volume desgastado. Com isso, os resultados obtidos embasaram as decisões seguintes a esse trabalho referentes à continuidade do projeto de alteração de matéria-prima do componente estudado.
Abstract: This final course assignement aimed to verify, from a company’s raw material cost reduction initiative, the material change of a Diesel injection system component from the AISI A6 to AISI 52100 under the topics of dimensional stability, wear and capability of its production process, aiming at the integrated analysis of product design and its manufacturing process. To evaluate the dimensional stability, a thermal cycle test was carried out in both materials, regarding the decomposition of retained austenite and comparing results of the functional characteristics of the component before and after the cycle. For the evaluation of wear, a test of reciprocating sliding wear of both materials was done in tribometer, in which the wasted volumes after the test were analyzed, as well as the coefficients of friction obtained. Finally, for the evaluation of process capability, the study was proposed with measurement of the same characteristics of the dimensional stability test, but in a larger sample. However, this test could not be performed due to lack of samples. With these three tests performed, in these aspects, the change of raw material was verified, and there was no difference between the materials considering dimensional stability, but the tribological behavior was slightly higher in AISI A6 compared to AISI 52100 in terms of worn volume. With this, the results obtained based the decisions following this work regarding the continuity of the project of the alteration of the raw material of the studied component.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10639
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