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dc.creatorSikora, Rodrigo Stall
dc.date.accessioned2020-11-12T19:09:05Z-
dc.date.available2020-11-12T19:09:05Z-
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.citationSIKORA, Rodrigo Stall. Projeto preliminar de uma plataforma VANT de aquisição de vídeo e imagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10637-
dc.description.abstractThis project follows a system engineering approach to aircraft design presented by Sadraey (2013) for the sizing of full autonomous video and image acquisition aircraft. A MATLAB code using techniques such as the Lifting Line Theory and the Matching Plot Technique size the wing, tail, control surfaces and engine. This components mass and moment of inertia are obtained in a SolidWorks model. This iterative process of sizing and modeling continues until the mass used to size the aircraft is equal to the mass obtained in the 3D model. As a result, the proposed aircraft has approximately 2.2kg, a range over 60 miles and flight time over 70 minutes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAviões de reconhecimentopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectPredator (Drone)pt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectReconnaissance aircraftpt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectPredator (Drone aircraft)pt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.titleProjeto preliminar de uma plataforma VANT de aquisição de vídeo e imagempt_BR
dc.title.alternativePreliminary design of an UAV platform for video and image acquisitionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom objetivo de dimensionar uma aeronave autônoma de aquisição de vídeo e imagem esse projeto segue a metodologia de dimensionamento de aeronaves apresentada por Sadraey (2013). Um código gerado no MATLAB aplica técnicas como a Matching Plot Technique e a Lifting Line Theory para dimensionar e selecionar a asa, empenagens, superfícies de controle e motor. A massa e momentos de inércia dessa aeronave são obtidas em um modelo gerado no SolidWorks. O dimensionamento e modelagem da aeronave continuam iterativamente até que a massa utilizada no dimensionamento se iguale a massa obtida no modelo 3D. Como resultado, a aeronave proposta tem aproximadamente 2.2kg, alcance superior a 100km e tempo de voo em cruzeiro superior a 70 minutos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudio Tavares da
dc.contributor.advisor-co1Passos, Adriano Gonçalves
dc.contributor.referee1Silva, Claudio Tavares da
dc.contributor.referee2Passos, Adriano Gonçalves
dc.contributor.referee3Ferreira, Ana Paula Carvalho Silva
dc.contributor.referee4Germer, Eduardo Matos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESpt_BR
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