Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10626
Título: Implementação de melhorias em máquina protótipo de colagem sob pressão de peças cerâmicas
Título(s) alternativo(s): Implementation of improvements in prototype machine of high pressure slip casting of ceramic pieces
Autor(es): Romfeld, Rafael Sugamosto
Orientador(es): Araújo, Márcia Silva de
Palavras-chave: Colagem
Cerâmica
Material cerâmico
Sistemas CAD/CAM
Collage
Pottery
Ceramic materials
CAD/CAM systems
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROMFELD, Rafael Sugamosto. Implementação de melhorias em máquina protótipo de colagem sob pressão de peças cerâmicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As peças cerâmicas acompanham o ser humano há milhares de anos. Diversos métodos artesanais ainda são aplicados atualmente para fabricar louças, porcelanas e peças decorativas dos mais variados formatos e acabamentos. Com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir os tempos de operação e melhorar a qualidade do produto acabado, processos automatizados foram progressivamente incorporados às indústrias cerâmicas. A combinação de avanços tecnológicos nas áreas de materiais, eletropneumática e eletrônica resulta em sistemas de produção tal qual a colagem de barbotina sob pressão. O estudo de caso do protótipo, desenvolvido em meados de 2010 pela parceria de Hélice Tripla, apresenta diversas deficiências a serem sanadas. Este trabalho realiza testes, alterações e melhorias na máquina, assim como o desenvolvimento de um permeâmetro para auxiliar o estudo e elaboração de um molde polimérico adequado para a unidade de colagem de louça sob pressão. Contornando limitações técnicas e financeiras, são efetuados serviços de manutenção, substituição de componentes e otimização operacional. O conjunto é projetado em CAD e recupera condições apropriadas de funcionamento para trabalhos acadêmicos futuros.
Abstract: As peças cerâmicas acompanham o ser humano há milhares de anos. Diversos métodos artesanais ainda são aplicados atualmente para fabricar louças, porcelanas e peças decorativas dos mais variados formatos e acabamentos. Com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir os tempos de operação e melhorar a qualidade do produto acabado, processos automatizados foram progressivamente incorporados às indústrias cerâmicas. A combinação de avanços tecnológicos nas áreas de materiais, eletropneumática e eletrônica resulta em sistemas de produção tal qual a colagem de barbotina sob pressão. O estudo de caso do protótipo, desenvolvido em meados de 2010 pela parceria de Hélice Tripla, apresenta diversas deficiências a serem sanadas. Este trabalho realiza testes, alterações e melhorias na máquina, assim como o desenvolvimento de um permeâmetro para auxiliar o estudo e elaboração de um molde polimérico adequado para a unidade de colagem de louça sob pressão. Contornando limitações técnicas e financeiras, são efetuados serviços de manutenção, substituição de componentes e otimização operacional. O conjunto é projetado em CAD e recupera condições apropriadas de funcionamento para trabalhos acadêmicos futuros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10626
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2018_1_23.pdf4,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.