Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10590
Título: Proposta de uma ferramenta para data analytics na estratégia de operações
Título(s) alternativo(s): Proposal for a data analytics in operations strategy
Autor(es): Scarpin, Amanda Christina
Orientador(es): Mikos, Walter Luis
Palavras-chave: Mineração de dados (Computação)
Dashboards (Sistemas de informação gerencial)
Planejamento estratégico
Big data - Análises
Engenharia mecânica
Data mining
Dashboards (Management information systems)
Strategic planning
Big data - Analysis
Mechanical engineering
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCARPIN, Amanda Christina. Proposta de uma ferramenta para data analytics na estratégia de operações. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Diante do cenário de transformação digital que deve impactar todos os mercados nos próximos anos, o uso de tecnologia nas operações de uma organização torna-se imprescindível para que ela se mantenha competitiva no mercado no qual atua. Através do uso de data analytics, o presente estudo aborda o desenvolvimento de uma ferramenta de visualização de dados concebida com o objetivo de servir de apoio à tomada de decisão relacionada à localização dos empreendimentos da Tecverde Engenharia. Uma variedade de indicadores foi sintetizada através da metodologia CRISP-DM de análise e mineração de dados e classificada em grupos de interesse, servindo como base para definir a estratégia da operação da empresa. Os critérios de sucesso do projeto foram estabelecidos a partir dos objetivos de desempenho relacionados a velocidade, flexibilidade e custo da aplicação da ferramenta.
Abstract: Faced with digital transformation that should impact all markets in the coming years, technology in operations becomes essential for an enterprise to remain competitive in its market. Using data analytics, the study aims to develop a data visualization tool to support decision-making related to the location of Tecverde Engenharia's Real Estate projects. A variety of indicators was synthesized through the Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) and classified into interest groups, serving as a basis for the company's operations strategy. The project success criteria were established based on the performance objectives related to the speed, flexibility and cost of the tool application.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10590
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2018_2_47.pdf
  Disponível a partir de 2028-12-06
1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.