Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10533
Título: Verificação de práticas de simbiose industrial no arranjo produtivo local madeireiro de Rio Negro-PR: pellets como uma destinação alternativa aos resíduos
Título(s) alternativo(s): Aerodynamyi loading calculation on a wind turbine generator using vortex lettice method
Autor(es): Onofre, Eduardo da Silva
Robert, Vitor Forlin
Orientador(es): Rocha, Rodrigo Ulisses Garbin da
Palavras-chave: Simbiose - Indústrias
Madeira
Resíduos industriais
Indústrias - Localização - Rio Negro (PR)
Engenharia mecânica
Symbiosis - Industries
Wood
Factory and trade waste
Industrial location - Rio Negro (PR)
Mechanical engineering
Data do documento: 10-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROBERT, Vitor Forlin; ONOFRE, Eduardo da Silva. Verificação de práticas de simbiose industrial no arranjo produtivo local madeireiro de Rio Negro-PR: pellets como uma destinação alternativa aos resíduos. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradução em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A proporção que os temas relacionados a sustentabilidade e meio ambiente vem tomando nos últimos anos, faz com que pesquisadores e empresários dediquem seu tempo para reduzir os impactos ambientais. Busca-se encontrar soluções e alternativas para minimizar os efeitos negativos que as necessidades humanas de consumo causam no meio ambiente. Um dos conceitos que mais está ganhando espaço no cenário mundial é o da Simbiose Industrial. Oriundo da Ecologia Industrial, ela apresenta uma abordagem inovadora para o problema causado pelos resíduos industriais, propondo que empresas inicialmente separadas comecem a interagir e cooperar entre si, para que os resíduos gerados por uma empresa possam ser usado como matéria prima na outra. Os Arranjos Produtivos Locais são clusters geográficos onde estão concentradas empresas especializadas em um determinado segmento. No estado do Paraná temos vários segmentos de Arranjos Produtivos Locais e foi escolhido para essa pesquisa o de madeira, localizado na cidade de Rio Negro. Nele buscou-se a quantificação dos resíduos gerados e a verificação da prática de Simbiose Industrial através do intercâmbio de resíduos, gerando subprodutos de madeira. Analisouse ainda a produção de pellets no estado do Paraná e verificadas as vantagens regionais para a fabricação deste produto. O pellet é um biocombustível renovável que pertence a classe da biomassa e para sua fabricação utiliza-se serragem ou maravalha prensada até alcançarem o formato de pequenos cilindros. A monografia em questão apurou a existência de práticas de Simbiose Industrial nas indústrias madeireiras do APL de referência, por meio do intercâmbio de resíduos gerando subprodutos. Apurou-se ainda que a região demonstra potencial para implantação de novas unidades de fabricação de pellets.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10533
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2017_2_12.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.