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Título: Desenvolvimento de uma metodologia para degradação de graxas lubrificantes em laboratório
Autor(es): Marra, Otávio Machado
Orientador(es): Cousseau, Tiago
Palavras-chave: Lubrificação e lubrificantes
Ciclo de vida do produto
Reologia
Rolamentos
Engenharia mecânica
Lubrication and lubricants
Product life cicle
Rheology
Bearings (Machinery)
Mechanical engineering
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARRA, Otávio Machado. Desenvolvimento de uma metodologia para degradação de graxas lubrificantes em laboratório. 2017.101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Foi desenvolvido um processo para envelhecimento mecânico da graxa em laboratório com o intuito de possibilitar o estudo das propriedades reológicas das graxas e como elas se alteram ao longo de sua vida. Para tal, um dispositivo foi construído e tomou-se como estudo de caso graxas de rolamentos aplicados em esteiras transportadoras de minérios. Ensaios reológicos oscilatórios e de rampa de deformação foram realizados e utilizados para a obtenção da viscosidade dinâmica e curva de escoamento das amostras. As alterações sofridas pela graxa foram avaliadas e percebeu-se um decréscimo na viscosidade dinâmica medida com maior diferença a baixas taxas de deformação. Foi utilizado o modelo de cálculo de um fabricante de rolamentos para a determinação do momento friccional e perda energética da graxa em rolamentos radiais de esferas considerando as propriedades da graxa em início de vida e após envelhecimento em laboratório, onde foi possível perceber que ocorreram alterações na eficiência energética da mesma. Constatou-se que, para a faixa de operação dos rolamentos estudados, há uma redução das perdas energéticas devido ao envelhecimento mecânico da graxa.
Abstract: A new process for grease mechanical aging in laboratory was developed, in order to allow a better study of its rheological properties and their alterations during the grease’s life. A device was developed and, as a case study, it was chosen the grease used in rolling bearings applied to ore transportation conveyor belt rolls. Rheological oscillatory tests and deformation ramp tests were carried on a rheometer in order to measure the sample’s dynamic viscosity and to plot their flow curves. It was noted a reduction on the grease’s dynamic viscosity due to aging process, especially when measured on lower deformation rates. A ball bearing supplier’s model for determination of the frictional moment was then used in order to evaluate frictional momentum and energy loss for both new and laboratory aged greases, where it was noticed changes on its energy efficiency. For the average deformation rate at which the studied rolling bearings work, it is noticed a reduction on energy loss due to mechanical ageing process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10457
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