Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10441
Título: Modelagem termodinâmica do equilíbrio de fases em fluidos de petróleo ricos em dióxido de carbono
Autor(es): Miguel Júnior, Afonso Ferreira
Maia, Vinicius Sprada
Orientador(es): Marcelino Neto, Moisés Alves
Palavras-chave: Modelagem
Diagramas de fase
Hidrocarbonetos
Termodinâmica
Petróleo
Engenharia mecânica
Modelyng
Phase diagrams
Hydrocarbons
Thermodynamics
Petroleum
Mechanical engineering
Data do documento: 4-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MIGUEL JÚNIOR, Afonso Ferreira; MAIA, Vinicius Sprada. Modelagem termodinâmica do equilíbrio de fases em fluidos de petróleo ricos em dióxido de carbono. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Na indústria petrolífera, a predição de diagramas de fase é essencial na simulação de reservatório e no transporte de fluidos de petróleo. Devido às altas concentrações de dióxido de carbono em camadas do pré-sal, o estudo termodinâmico de misturas envolvendo hidrocarbonetos leves e CO2 se tornou alvo de estudo de engenheiros mecânicos da área de ciências térmicas. O presente trabalho tem o foco na modelagem termodinâmica das curvas de bolha e de orvalho em equilíbrios de fase para os pares binários n-pentano/CO2, Etano/CO2, Propano/CO2, n-Butano/CO2. Isobutano/CO2, Etileno/CO2, Propileno/CO2, como também no desenvolvimento de um cálculo flash isotérmico, ambos utilizando o software Enginieering Equation Solver (EES). Para isso, foi utilizada a formulação PHI/PHI aplicada às equações de estado cúbicas de Peng-Robinson, comumente utilizadas na indústria do petróleo. Os dados foram validados a partir de artigos científicos. Foi possível a obtenção de diagramas P-xy para as misturas n-Pentano/CO2, isobutano/CO2, etilieno/CO2, n-butano/CO2, e propileno/CO2. Erros consideráveis foram observados, por exemplo, ao extrair resultados para ORV P da mistura n-pentano/CO2.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10441
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_1_51.pdf35,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.