Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10439
Título: Otimização de projeto aerodinâmico de pá de gerador eólico empregando o método de elemento de pá estacionário
Autor(es): Cheim, Vinicius Malta
Orientador(es): Silva, Cláudio Tavares da
Palavras-chave: Energia eólica
Otimização estrutural
Aerodinâmica
Engenharia mecânica
Wind power
Structural optimization
Aerodynamics
Mechanical engineering
Data do documento: 4-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHEIM, Vinicius Malta. Otimização de projeto aerodinâmico de pá de gerador eólico empregando o método de elemento de pá estacionário. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A energia eólica ainda representa uma pequena parcela da matriz energética mundial. Nos dias de hoje a preocupação com os impactos ambientais e a busca por fontes alternativas e renováveis faz com que se desenvolvam cada vez mais os estudos sobre essas fontes alternativas, como a eólica. No Brasil existem poucas indústrias e escritórios de projetos comercias voltados para energia eólica. Toda tecnologia dos geradores que se encontram no Brasil é estrangeira. Este trabalho tem como objetivo iniciar os estudos teóricos a respeito do tema energia eólica no Departamento de Engenharia Mecânica da UTFPR, buscando a otimização da pá de gerador eólico de eixo horizontal, com fluxo invariante no tempo, através do método de elemento de pá (BEM), bem como desenvolver um código numérico na linguagem de programação MATLAB Script ® para realizar o procedimento de otimização dos principais parâmetros aerodinâmicos de projeto em diferentes condições de operação e gerar a geometria ótima.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10439
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_1_46.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.