Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10383
Título: Análise da influência de tratamentos térmicos prévios na nitretação a plasma do aço ferramenta AISI D2
Autor(es): Carlim Neto, Antonio
Martinhuk, Felipe
Orientador(es): Villanova, Rodrigo Lupinacci
Palavras-chave: Aço para ferramentas
Aço - Tratamento térmico
Nitruração
Microestrutura
Engenharia mecânica
Tool-steel
Steel - Heat treatment
Nitriding
Microstructure
Mechanical engineering
Data do documento: 18-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARLIM NETO, Antonio; MARTINHUK, Felipe. Análise da influência de tratamentos térmicos prévios na nitretação a plasma do aço ferramenta AISI D2. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Aços AISI D2 são aços de elevado teor de carbono e elementos de liga, esses aços possuem também elevada resistência ao desgaste e são amplamente utilizados na fabricação de ferramentas para conformação a frio, tal como, matrizes para estampagem, cunhagem, rolos laminadores de roscas, repuxos, centros para tornos, punções e calibres. Estes aços passam por operações de tratamento térmico e podem ou não ter tratamentos superficiais posteriores. O processo conhecido como nitretação à plasma consiste em um tratamento de endurecimento superficial sob a ação de um ambiente nitrogenoso a uma temperatura determinada. A mesma resulta em melhorias nas propriedades mecânicas e tribológicas dos materiais. Anitretação a plasma fornece ao material um aumento em relação à resistência ao desgaste e eleva a microdureza superficial dos mesmos. Tendo em vista que o aço AISI D2 é um dos aços mais utilizados para trabalho a frio, o aumento nessas propriedades torna-se de suma importância. O estudo proposto como trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a interação entre os tratamentos térmicos prévios e tratamento superficial à plasma para melhorias no desempenho destas ferramentas de forma geral, conferindo a estes aços características especiais que não seriam obtidas somente com o metal de base. Para tanto, serão analisadas algumas características do material, tal como, microdureza, microestrutura e resistência ao desgaste antes e após a nitretação, com o material submetido a diferentes tratamentos térmicos. Após a análise dos resultados constatamos que, a microdureza obtida pelas amostras estão condizentes com a literatura, os tratamentos térmicos prévios não influenciaram na espessura da camada nitretada e nem na dureza superficial. Para as condições de nitretação não houve formação da camada branca. A profundidade dos riscos aumenta com o aumento da temperatura de revenimento. O coeficiente de atrito tende a aumentar com a diminuição da dureza do núcleo e muito embora as camadas nitretadas sejam semelhantes para as diversas condições de TT prévios, o ensaio de riscamento mostrou que houve influência da dureza do núcleo nos resultados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10383
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2_27.pdf10,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.