Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10316
Título: Efeito da temperatura de austenitização na nitretação a plasma do aço AISI D2
Autor(es): Sphair, Anna Carolina
Orientador(es): Pintaúde, Giuseppe
Palavras-chave: Aço - Tratamento térmico
Metais - Efeito da temperatura
Aço - Corrosão
Steel - Heat treatment
Metals - Effect of temperature on
Steel - Corrosion
Data do documento: 2-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SPHAIR, Anna Carolina. Efeito da temperatura de austenitização na nitretação a plasma do aço AISI D2. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Os aços ferramenta são amplamente utilizados na produção industrial de ferramentas de corte e de conformação, bem como moldes e matrizes. São adotados para essas aplicações porque podem ser submetidos a tratamentos térmicos e de superfície de modo a apresentar elevada dureza, boa resistência ao desgaste, e também boa resistência à deformação a frio. No entanto, variáveis como temperatura e tempos de tratamentos devem ser escolhidos com atenção, isto porque a combinação de tratamentos térmicos e também tratamentos de superfície pode anular ou tornar menos eficazes os efeitos de um tratamento térmico anterior. Neste projeto estudou-se a relação entre temperatura de austenitização e a nitretação do aço AISI D2, o que oportuniza a escolha mais eficiente dos tratamentos. Deste modo, é possível obterem-se resultados mais aprimorados, de acordo com requisitos técnicos e suas respectivas aplicações. Foram comparados os resultados obtidos pela análise de dois conjuntos de amostras. Um destes foi submetido à têmpera e posterior revenimento e o outro foi submetido à têmpera seguida de nitretação, sem revenimento entre as etapas. Conseguiram-se para o material nitretado propriedades mecânicas iguais ou melhores do que as do material temperado e revenido, considerando-se as características relevantes do aço AISI D2 para as aplicações citadas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10316
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2011-2_04.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.