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Título: Análise energética de vedantes de rolamentos de esferas para diferentes graxas lubrificantes e condições de operação
Título(s) alternativo(s): Energy analysis of ball bearings seals for different lubricating greases and operating conditions
Autor(es): Daniliszyn, Dennis Leonardo
Saiki, Leonardo Czerpicki
Orientador(es): Cousseau, Tiago
Palavras-chave: Rolamentos
Atrito
Lubrificação e lubrificantes
Vedação (Tecnologia)
Bearings (Machinery)
Friction
Lubrication and lubricants
Sealing (Technology)
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DANILISZYN, Dennis Leonardo; SAIKI, Leonardo Czerpicki. Análise energética de vedantes de rolamentos de esferas para diferentes graxas lubrificantes e condições de operação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido nos laboratórios de Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, sendo este de caráter numérico-experimental. Rolamentos são componentes mecânicos com objetivo de transmitir movimento e/ou forças. Sua aplicação, no entanto, está sempre associada a perdas energéticas por atrito que impactam diretamente na vida útil desses componentes e consequentemente podem gerar grandes perdas econômicas devido a uma necessidade de substituição frequente. Uma parcela do atrito em rolamentos é resultante das vedações acopladas. Frente a estas considerações, este trabalho estudou a influência de diferentes tipos de graxas através de uma comparação entre dois diferentes modelos de atrito apresentados na literatura. Desta forma, novos estudos podem ser propostos com o intuito de gerar soluções para atenuar as perdas causadas pelo atrito nas vedações.
Abstract: This present conclusion course paper was developed in the laboratories of the Federal Technological University of Paraná, Curitiba campus, being of numerical-experimental character . Bearings are mechanical components with the purpose of transmitting movement and/or forces. Its application, however, is always associated with frictional energy losses that directly impact the useful life of these components and consequently can generate large economic losses due to frequent replacement need. A portion of the friction in bearings is the result of the coupled seals. Considering these facts, this work studied the influence of different types of greases through a comparison between two different models of friction presented in the literature. Thus, new studies can be with the purpose of generating solutions to attenuate the energy losses caused by friction in the seals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10304
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