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Título: Projeto e simulação de um motor stirling
Autor(es): Sant’anna, Bruno Henrique de
Yano, Diogo Henrique Sepel
Orientador(es): Alegre, José Antonio Andrés Velásquez
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Máquinas térmicas
Máquinas - Projetos
Internal combustion engines
Heat-engines
Machine design
Data do documento: 4-Set-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANT’ANNA, Bruno Henrique de; YANO, Diogo Henrique Sepel. Projeto e simulação de um motor stirling. 2012. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A crescente demanda energética e a escassez dos recursos energéticos fósseis fazem do desenvolvimento de fontes de energia não tradicionais uma necessidade. O motor Stirling é uma máquina térmica capaz de aproveitar o calor disponibilizado por qualquer fonte térmica e necessita de pouca manutenção, o que faz dele uma excelente alternativa para geração de energia no meio rural. A falta de produção em grande escala, no entanto, o torna oneroso frente aos motores de combustão interna de ciclo Diesel ou de ciclo Otto. Este trabalho coloca diante de si o objetivo de projetar um motor Stirling que possa ser construído com peças já disponíveis no mercado e que, por isso, apresentam menores custos. Para tanto, um modelo computacional foi desenvolvido e o estudo dos componentes comerciais demonstrou o potencial do projeto. Adicionalmente, um estudo paramétrico identificou as variáveis que mais interferem na potência e no rendimento do motor. Assim, nesta monografia, apresentam-se o desenvolvimento e os resultados deste estudo.
Abstract: As a result of the increase in energy demand as well as the shortage of fossil fuel resources, the use of non-traditional energy sources became a necessity. Stirling engines are thermal machines that can produce power using as energy input the heat generated by any source and, in addition, they require little maintenance, thus becoming an excellent alternative for power generation in rural areas. However, the absence of large-scale production is responsible by the relatively high costs associated to its manufacturing, as compared to traditional internal combustion engines. This work focused on this aspect and established as objective the designing of a Stirling engine that should be built with parts already available on the market and, because of that, should have lower cost. In order to achieve this objective, a computational model was developed and a parametric study was conducted in order to identify those of the major engine parts that can be based on commercial components. Additionally, this parametric study also allowed the identification of variables that in a higher degree influence the power and energy efficiency. Accordingly, this report presents the development and results of this study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10296
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