Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10291
Título: Desenvolvimento de um sistema de aquecimento e controle de temperatura para molde de injeção e estudo da influência da temperatura do molde no moldado
Autor(es): Schwarz, Daniel Coradini
Orientador(es): Volpato, Neri
Palavras-chave: Polímeros - Tratamento térmico
Aço - Propriedades termomecânicas
Métodos de simulação
Polymers - Heat treatment
Steel - Thermomechanical properties
Simulation methods
Data do documento: 30-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHWARZ, Daniel Coradini. Desenvolvimento de um sistema de aquecimento e controle de temperatura para molde de injeção e estudo da influência da temperatura do molde no moldado. 2012. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho está inserido na área de fabricação, mais especificamente em injeção de polímeros. O principal objetivo foi desenvolver um sistema de aquecimento para moldes de injeção. Duas opções para este sistema foram propostas e avaliadas, a melhor opção foi então desenvolvida. Com o sistema de aquecimento em funcionamento, foram injetadas peças em polipropileno em diversas temperaturas de molde. Adicionalmente, utilizou-se um programa de simulação de injeção para se avaliar os parâmetros de injeção. Ensaios mecânicos foram realizados nos moldados para se analisar a influência da temperatura do molde nos mesmos.
Abstract: This study belongs to mechanical fabrication domain, specifically to polymer injection. The main objective was to develop a system to control the temperature of an injection machine’s mold. Two options for this system were proposed and analyzed, the best option was then developed. With this system ready, parts were injected in polypropylene with different mold temperatures. Also, an injection simulation software was used to evaluate the injection parameters. The parts were mechanically tested so the influence of the mold temperature on the mechanical properties could be evaluated.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10291
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2012-1_11.pdf6,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.