Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10228
Título: Otimização da mistura do biodiesel quanto a problemas ambientais no Brasil utilizando ferramentas da pesquisa operacional
Autor(es): Nardino, Guilherme
Dupim, Guilherme Sanchez Paez
Orientador(es): Ugaya, Cássia Maria Lie
Palavras-chave: Biodiesel - Avaliação
Diesel - Avaliação
Pesquisa operacional
Biodiesel fuels - Rating of
Diesel fuels - Rating of
Operations research
Data do documento: 10-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NARDINO, Guilherme; DUPIM, Guilherme Sanchez Paez. Otimização da mistura do biodiesel quanto a problemas ambientais no Brasil utilizando ferramentas da pesquisa operacional. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho se insere no contexto global de desenvolvimento sustentável. A demanda mundial por combustíveis alternativos tem se expandido rapidamente; com isso há impactos ambientais vinculados. O objetivo deste projeto de pesquisa é determinar a quantidade ótima de mistura entre diesel e biodiesel visando à minimização de seis problemas ambientais (aquecimento global, acidificação, depleção da camada de ozônio, eutrofização, oxidação fotoquímica e recursos não renováveis) causados durante a produção do diesel e durante a fase agrícola, a fase de extração e a fase de produção do biodiesel de soja, dendê e girassol. Isso foi possível a partir da utilização de ferramentas da Pesquisa Operacional, juntamente com a realização de uma análise multicritério e o emprego de noções de ponderação e normalização. A proposta dos resultados foi evidenciar a importância do controle das formas de produção de combustíveis para a eficiência do processo da geração energética brasileira e permitir perceber como a implantação dos modelos pode contribuir no estudo de redução dos impactos ambientais, sugerindo ideias para diminuir os problemas do meio ambiente. Foi analisada como resultado eminente o crescimento do nível de impacto ambiental (medida de eficiência utilizada) evidenciando a necessidade de utilização de medidas de contenção.
Abstract: This project is in the context of sustainable development. The worldwide demand for alternative fuels has expanded quickly; therewith, there are environmental impacts connected. The aim of this research project is to determine the optimum mix between diesel and biodiesel in order to minimize six environmental problems (global warming, acidification, ozone depletion, eutrophication, photochemical ozone creation and non-renewable resources) caused during the production of diesel and during the agricultural phase, the extraction phase and the production phase of soy, palm and sunflower biodiesel. It was possible through the application of tools of Operations Research along with a multi-criteria analysis, weighting concepts and normalization concepts. The proposal of the results was to point the importance of controlling the means of fuels production for process efficiency of Brazilian energy generation and allow understanding how the implementation of the models in this study may contribute to reduce environmental impacts, suggesting ideas to decrease the environment problems. It was analyzed as an imminent result the level growth of environmental impact (efficiency measure used) that showed the need of a contingency plan.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10228
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2013-2_17.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.