Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10097
Título: Estudo e aplicação de uma rede de sensores sem fio para monitoramento de ambientes
Autor(es): Monego, Andressa Carolinne del
Orientador(es): Moritz, Guilherme Luiz
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Detectores
Linguagem de programação (Computadores)
Engenharia elétrica
Remote sensing
Detectors
Programming languages (Electronic computers)
Electric engineering
Data do documento: 26-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MONEGO, Andressa Carolinne del. Estudo e aplicação de uma rede de sensores sem fio para monitoramento de ambientes. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda o desenvolvimento de uma rede de sensores sem fio para monitorar ambientes. Para esse fim, determinam-se condições para se utilizar uma rede sem fio de baixa complexidade e que possua eficiência e flexibilidade. Também aborda-se a estruturação de um software para visualizar os resultados obtidos pela rede de monitoramento. A partir desta premissa, foram estudadas neste trabalho, diferentes tecnologias sem fio e comparadas com as redes ZigBee, para enfatizar a sua escolha. Em seguida, apresenta-se a topologia de rede escolhida para este projeto, como também a utilização do Microsoft Visual Studio e a linguagem de programação C# como alternativa de implementação do software. Também demonstrase a escolha de sensores de temperatura e umidade DHT11 para a validação do conceito de monitoramento da rede implementada. A arquitetura da rede conta com a utilização de um banco de dados e a placa Tiva Launchpad C Series para coordenar esta rede, assim como módulos Wireless CC2530 para fazer a comunicação entre os nós, utilizando a tecnologia ZigBee.
Abstract: This present paper discusses the development of a wireless sensor network to monitor environments. For this, there were certain conditions to use a wireless network as a low complexity, efficiency and flexibility. It also approaches the structuring of a software to view the results obtained by monitoring network. From this premise, it will be seen in this work different wireless technologies and compared with the ZigBee networks, to emphasize their choice. Then shows the network topology chosen for this project, as well as the use of Microsoft Visual Studio and the C programming language C# as an alternative to software implementation. Also, it shows the choice of temperature and humidity sensors DHT11 for practical monitoring of this generic network. The network architecture includes the use of a database and a Tiva Launchpad Series C to coordinate this network, as well as Wireless module CC2530 to communicate between nodes using ZigBee technology
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10097
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2015_2_07.pdf11,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.