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Título: Análise de Qualidade de Áudio Objetiva e Subjetiva em vários formatos digitais
Título(s) alternativo(s): Subjective and Objective Audio Analyse with Different Digital Audio Formats
Autor(es): Tanaka, André Yuji
Barbosa, Elton Ribeiro
Kimura, Ryan Seiyu Yamaguchi
Orientador(es): Pinho, Antônio Carlos
Palavras-chave: Som
Som - Registro e reprodução - Técnicas digitais
Conversores analógicos-digitais
Ouvidos
Engenharia acústica
Sound
Sound - Recording and reproducing - Digital techniques
Analog-to-digital converters
Ear
Acoustical engineering
Data do documento: 20-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TANAKA, André Yuji. BARBOSA, Elton Ribeiro. KIMURA, Ryan Seiyu Yamaguchi. Análise de Qualidade de Áudio Objetiva e Subjetiva em vários formatos digitais. 2017. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de qualidade de áudio em vários formatos digitais, de forma objetiva e subjetiva. A análise objetiva mostra as diferenças entre áudios de formatos digitais como WAV, MP3 e OGG, usando um software específico como base desta análise. A análise subjetiva mostra as diferenças encontradas em audições em um sistema de reprodução de alta fidelidade e com grupos distintos de pessoas, tanto músicos que atuam na área quanto pessoas que não tem relação direta com a música, também com os formatos WAV, MP3 e OGG. O trabalho aborda as teorias básicas dos fenômenos da audição e do som, teorias a respeito do áudio digital e análogico, faz um histórico dos processos de conversão análogico/digital e os fenômenos associados, faz também históricos de cada formato digital analisado. Por fim, faz conclusões com os resultados obtidos nas análises a respeito da qualidade dos formatos digitais de áudio.
Abstract: This paper presents a quality analysis of audio in different digital formats, in objective and subjective way. The objective analysis shows the differences between digital audios formats like WAV, MP3 and OGG, based on a specific software. The subjective analysis shows the differences found in auditions in a High-Fidelity reproduction system, with different groups of people, musicians and people who doesn’t relate with music area directly, also with WAV, MP3 and OGG formats. The paper provides basic theories about the audio and sound phenomena, theories about digital and analog audio, shows a history of analog/digital conversion process and the associated phenomena, also shows the history of each digital format analyzed. It presents conclusions with the results obtained with the analysis about digital audio form quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10064
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