Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9839
Título: | Desenvolvimento de um gerador síncrono de baixo custo a partir de um alternador automotivo |
Título(s) alternativo(s): | Development of a low-cost synchronous generator from an automotive alternator |
Autor(es): | Vogelsanger, Eduardo Henrique Polatti, Matheus |
Orientador(es): | Bazzo, Thiago de Paula Machado |
Palavras-chave: | Máquinas elétricas síncronas Automóveis - Dínamos Geração distribuida de energia elétrica Eletric machinery, Synchronows Automobiles - Electric generators Distributed generation of electric power |
Data do documento: | 24-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | POLATTI, Matheus; VOGELSANGER, Eduardo Henrique. Desenvolvimento de um gerador síncrono de baixo custo a partir de um alternador automotivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um referencial teórico sobre o funcionamento de geradores síncronos bem como sobre alternadores automotivos, de forma a mostrar o processo da criação de um gerador síncrono a partir de um alternador automotivo. Também, aborda as vantagens da existência de um dispositivo desse tipo e os benefícios que o mesmo poderia trazer a sociedade. Ainda, este trabalho traz as etapas que foram percorridas para que o gerador pudesse ser adaptado através da rebobinagem do estator, bem como as dificuldades enfrentadas para alcançar o objetivo final, a obtenção do gerador síncrono. Por fim, além de apresentar os resultados dos experimentos laboratoriais realizados em todas as etapas, mostra a capacidade de operação do mesmo bem como a tensão nova gerada em relação com a tensão projetada e a tensão inicial (83% da tensão projetada e mais de 7 vezes a tensão original), que comprova a teoria utilizada e os métodos adotados. |
Abstract: | A theoretical matter will be presented regarding the functionality of a synchronous generator as well as automotive generators, so it could show the creation process of a synchronous generator from an automotive alternator. This thesis also brings up the advantages of the development of such device, as well as the benefits that such device would bring to society. Still it is shown the steps taken for the generator to be adapted by rewinding its stator as well as the difficulties faced for getting to the final objective, the synchronous generator. Not only is shown the laboratorial experiments results of all the steps, it is also shown the operation capacity as well as the new generated voltage tied to the initial and the projected (83% of the projected and around 7 times the initial), proving the used theory and methods. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9839 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COELE_2019_1_24.pdf | 10,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.