Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSkrobot, Larissa Latoh
dc.date.accessioned2020-11-12T13:13:07Z-
dc.date.available2020-11-12T13:13:07Z-
dc.date.issued2013-04-10
dc.identifier.citationSKROBOT, Larissa Latoh. Entre Portas: construção cenográfica para filme curta-metragem. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9450-
dc.description.abstractIt presents the production design in cinema as a construction tool of cinematic storytelling, adding layers of meaning to the story, having the main element of creating the scenario. The set design has evolved along with the movies and persue to contextualize the spectator inside the universe of the film, besides featuring the characters who reside in it. This subject comes up because since de beginning of cinema it is possible to notice the concern about the involvement of the audience with the film, when the scenery began to play an important role as a narrative tool. It demands to establish the relevance of the production design and scenography throughout movie history by selecting some films to assay how their sets influence the cinematic storytelling. As an application of the concepts developed it was designed the sets for the short film "Entre Portas" from the establishment of a working methodology for production design, listing the consecutive stages of development and the elements of scenographic composition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCinema - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectMotion pictures - Setting and scenarypt_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.titleEntre Portas: construção cenográfica para filme curta-metragempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o design de produção no cinema como elemento de construção do discurso fílmico, acrescentando camadas de significação a narrativa, tendo como principal elemento de criação o cenário. A cenografia evoluiu juntamente com o cinema e busca situar o espectador dentro do universo do filme, além de caracterizar os personagens que o habitam. Este tema vem à tona, pois desde os primórdios do cinema é possível notar preocupação com o envolvimento do espectador com o filme, onde a cenografia passou a desempenhar papel importante na construção narrativa. Procura-se estabelecer a relevância do design de produção e da cenografia ao longo da história do cinema elegendo alguns filmes para análise de como seus cenários influenciam na narrativa fílmica. Como aplicação dos conceitos desenvolvidos criou-se a cenografia para o filme curta-metragem “Entre Portas” a partir do estabelecimento de uma metodologia de trabalho para o designer de produção, elencando-se as etapas consecutivas de desenvolvimento a serem cumpridas e os elementos de composição cenográfica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Graça, Rodrigo André da Costa
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Design de Móveispt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design de Móveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODMO_2012_2_06.pdf.pdf5,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.