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Título: Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar
Título(s) alternativo(s): How to present programming for children? Involve to demystify, enhance to implement
Autor(es): Cyulik, Lucas
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Programação (Computadores)
Programação (Computadores) - Estudo e ensino
Jogos educativos
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Educação
Computer programming
Computer programming - Study and teaching
Educational games
User interfaces (Computer systems)
Education
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CYULIK, Lucas. Como apresentar programação para crianças? Envolver para desmistificar, valorizar para implementar. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de um jogo para ensino de programação para crianças com técnicas participativas, que permitem colocar nas mãos do usuário o desenvolvimento do artefato. Para isso, foi proposta a aplicação de técnicas participativas com indivíduos pertencentes ao público-alvo, crianças estudantes do ensino básico e fundamental, com faixa etária de 5 a 9 anos. As análises das atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de um modelo que originou um jogo desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Com o artefato foi possível realizar uma validação com profissionais da área da educação para averiguar se houve, ou não, sucesso no desenvolvimento do jogo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9216
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