Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelatti, Giovana Caraballo
dc.date.accessioned2020-11-11T19:07:09Z-
dc.date.available2020-11-11T19:07:09Z-
dc.date.issued2014-07-28
dc.identifier.citationMELATTI, Giovana Caraballo. Aplicação de atividades lúdicas para o ensino da tabela periódica no ensino médio. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9106-
dc.description.abstractTalks with chemsitry teachers from public schools in Curitiba, observations during classes and internet research were done in order to elaborate a paperon new ways to teach chemistry. It was obvious the students’ difficulty with learning the Periocid Table. This difficulty can be mainly related to the lack of interest and can be a problem not only during the exams, but also in other courses,trying to get into college, and during everyday life. In order to make learning about the Periodic Table more interesting, the following steps were taken: first all the topics related to the subject that appear in the High-school National Exam (ENEM) and in the questions of Federal University of Parana (UFPR) between the years 2011 and 2013 were reviewed. Concurrently, two classes of first year students from technical courses of the Technological Federal Univeristy of Parana (UTFPR - campus Curitiba) were selected and two classes from the state school Padre Silvestre Kandora were choosen to be a part of new method developed by this paper. For this project, 4 phases were needed. First, an evaluation on the level of students’ knowledge about the subject, then the classes were prepared accordingly to be teached in the next step in the pre-established dates and time. Second, the classes were tauhgt. Third, two educational games were preseted in one of the classes from each school and last an final evaluation exam and survey were done in all the classesso that the method can be assessed. The games’s name were “RPS of Periodic Table” and “Table” and were done by UTFPR students. According to the results, using games to teach about the periodic table is effective and can enhance the understanding in a pleasant and efficient way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectElementos químicospt_BR
dc.subjectPeriodic lawpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemical elementspt_BR
dc.titleAplicação de atividades lúdicas para o ensino da tabela periódica no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDurante uma conversa informal com professores de Química da rede pública de ensino de Curitiba, observações em sala de aula e pesquisas feitas na internet, que ocorreram em busca por novas ideias para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso que pudesse ser voltado para o ensino de Química, ficou perceptível a dificuldade dos alunos do ensino médio com relação ao conteúdo de Tabela Periódica. Essa dificuldade vem, muitas vezes, atrelada à falta de interesse e pode interferir não somente na prova escolar correspondente ao assunto, como também no ingresso ao ensino superior, nas avaliações em disciplinas correlatas e até mesmo na resolução de problemas do cotidiano. Como forma de tornar o ensino e aprendizagem de Tabela periódica mais interessante e eficaz, foram desenvolvidas as seguintes etapas constituintes do projeto: em um primeiro momento foi realizada uma análise de como o conteúdo relacionado à Tabela Periódica vem sendo apresentado nas questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas provas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para isso foram avaliadas as provas dos anos de 2011, 2012 e 2013. Paralelamente a essa etapa, foram selecionadas duas turmas compostas por alunos do primeiro período dos cursos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Curitiba) e duas turmas formadas por alunos do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, para a aplicação da metodologia de trabalho proposta. A realização do projeto, em cada turma, necessitou de 4 momentos. Um primeiro momento foi destinado a uma avaliação investigativa para analisar o grau de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo e também ao preparo de todo o material didático necessário para as aulas a serem ministradas na etapa seguinte, em horários e datas previamente estabelecidos. Num segundo momento, foi realizada a apresentação do conteúdo às turmas. Num terceiro momento foram aplicados dois jogos didáticos distintos em apenas uma das duas turmas de cada escola selecionadas e, em uma última etapa, foi realizada uma avaliação final com cada uma das quatro turmas, composta por prova escrita e questionário, produzidos também durante o projeto, para posterior comparação entre os resultados. Um dos jogos aplicados chama-se RPG da Tabela Periódica e o outro chama-se Tabe e ambos foram desenvolvidos por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para o ensino da Tabela Periódica é capaz de contribuir de forma significativa na aprendizagem desse conteúdo de forma prazerosa e eficiente, além de propiciar uma rica interação entre os participantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Monego, Maurici Luzia Charnevski Del
dc.contributor.advisor-co1Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Química e Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2013_2_04.pdf785,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.