Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartens, Loreane Katler
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:38Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:38Z-
dc.date.issued2016-06-28
dc.identifier.citationMARTENS, Loreana Katler. Geometria espacial via resolução de problemas. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9056-
dc.description.abstractThis thesis aims to instigate the Ensino Médio (Brazilian High School) student, through problem solving, the interest for spatial geometry. It makes the student to notice that this math segment goes beyond the classroom and it is not simply formula calculation. The evidence is presented in some daily problems, which involve spatial geometry concepts such as area and volume. This work is founded on qualitative research approach and guided by bibliography research. In order to approach such question some methodologies of problem solving are presented, research made by authors who advocate for how geometry teaching should happen; and some questions extracted from math books and from the ENEM (National High School Examination) about volume and surface calculation guided in real situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectGeometria sólidapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectGeometry - Problems, exercises,etcpt_BR
dc.subjectGeometry, Solidpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleGeometria espacial via resolução de problemaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo propor problemas que instiguem no aluno, do ensino médio, por meio da Resolução de Problemas, o interesse pela Geometria Espacial, fazendo-o perceber que esse ramo da Matemática vai muito além da sala de aula e não se reduz a aplicação de fórmulas. Para destacar o valor da Geometria Espacial são apresentados alguns problemas do cotidiano que envolvem os conceitos de área e volume. Fundamentado numa abordagem de pesquisa qualitativa, o trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica. Para abordar as questões que nos propomos, são apresentadas algumas pesquisas sobre a metodologia da Resolução de Problemas; pesquisas de autores que defendem como deve ser o ensino de geometria e algumas questões retiradas de livros de Matemática e das provas do ENEM sobre medidas de volume e de superfície pautadas em situações reais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Angelita Minetto
dc.contributor.referee1Araújo, Angelita Minetto
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana Schreiner
dc.contributor.referee3Estephan, Violeta Maria
dc.contributor.referee4Kalinke, Marco Aurélio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2016_1_04.pdf534,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.