Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaptista, Victor da Silva
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:19Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:19Z-
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.citationBAPTISTA, Victor da Silva. A matemática em projetos de PIBID interdisciplinar: um estudo de análise documental. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9040-
dc.description.abstractThis work deals with the theme of teacher training and aims to analyse how the PIBIB’s- Interdisciplinary projects involving Mathematics are organized and how this organization reveals itself in interdisciplinary principles in the academic productions deriving from the projects, in particular the projects that contemplate the area of Mathematics constituted the research material. The relevance of this research is the possibility of raising questions about an educational program aimed at qualifying the initial phase of teacher training in mathematics in an interdisciplinary perspective. The object of study is part of the set of public policies fostered by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) with a focus on improving the quality of undergraduate courses. The research was done through documentary research and data processing was based on the study of academic produ ons der ved ro n erd s pl nary IBID’s presen ed a ALIC n 2016. The results of this study highlight the PIBID as a public policy that contributes to the reflection on the processes of initial formation with emphasis in interdisciplinary works that include the mathematics. In the analyses processes, the documentary data enabled the discussion of categories in light of the following aspects: the areas of knowledge involved; are conceptualized interdisciplinarity and how this concept is enunciated; as they characterize the projects of PIBID Interdisciplinary and how the mathematical knowledge appears in the works produced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Treinamentopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA matemática em projetos de PIBID interdisciplinar: um estudo de análise documentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema formação de professores e objetivou analisar como estão organizados os projetos produzidos dentro do PIBID’s – Interdisciplinares que envolvem a área de Matemática e como essa organização se revela em princípios interdisciplinares nas produções acadêmicas decorrentes dos projetos, em particular os projetos que contemplam a área de Matemática constituíram o material de investigação. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de se levantar questões a respeito de um programa educacional voltado para a qualificação da fase inicial de formação do professor de matemática numa perspectiva interdisciplinar. O objeto de estudo faz parte do conjunto de políticas públicas fomentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com foco na melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura. A investigação se deu por meio de pesquisa documental e o tratamento dos dados baseou-se no estudo de produções acadêmicas decorrentes de PIBIDs Interdisciplinares, apresentados no Enalic em 2016. Os resultados deste estudo destacam o PIBID como uma política pública que contribui para a reflexão sobre os processos de formacão inicial com ênfase em trabalhos interdisciplinares que incluam a matemática. No processo de análise, os dados documentais possibilitaram a discussão de categorias à luz dos seguintes aspectos: as áreas de conhecimento envolvidas; se conceituam interdisciplinaridade e como esse conceito é enunciado; como caracterizam os projetos desenvolvidos no PIBID Interdisciplinar e como o conhecimento matemático aparece nos trabalhos produzidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee2Zimer, Tânia Terezinha Bruns
dc.contributor.referee3Panossian, Maria Lucia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2018_2_07.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.