Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTakahashi, Yukyo Pereira
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:26Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:26Z-
dc.date.issued2015-07-16
dc.identifier.citationTAKAHASHI, Yukyo Pereira. Inserção de um tópico de física moderna no ensino médio: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o efeito fotoelétrico. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8858-
dc.description.abstractThis work describes the design and classroom implementation of a Didactic Sequence for the teaching of the Photoelectric Effect. The Teaching Sequence has been developed taking into account the educational context in which the inclusion of Modern and Contemporary Physics is an important subject at the High School level. The Didactic Sequence comprises videos, slides, blackboard-based explanations and the use of an applet. It was applied during three classes that were taught for a regular high school classroom at the Federal University of Technology, Paraná, in Curitiba. The effects of the Didactic Sequence were evaluated by comparing the responses to pre-test and post-test assessment tools. From this analysis, there is evidence that, after application of the Didactic Sequence, there was a significant increase in the number of students who came to know the Photoelectric Effect and were able to describe it correctly, including the use of right terminology and correct physical explanations. In addition, the students were also able to describe several applications in which the efect is employed, indicating contextualization capacity as a result of the Didactic Sequence application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectFotoeletricidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectPhotoelectricity - Study and teachingpt_BR
dc.titleInserção de um tópico de física moderna no ensino médio: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o efeito fotoelétricopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve a elaboração e aplicação em sala de aula de uma Sequência Didática para o ensino do Efeito Fotoelétrico. A Sequência Didática foi elaborada tendo em vista o contexto educacional em que se faz importante a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Foram utilizados vídeos, slides, quadro negro e um objeto educacional (applet) numa sequência de três aulas ministradas para uma turma regular do curso técnico de Segurança do Trabalho do oitavo semestre do Ensino Médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba. Os efeitos da Sequência Didática foram avaliados pela comparação das respostas dadas a Instrumentos de Avaliação pré-teste e pós- teste. A partir da análise destas respostas, conclui-se que, após a aplicação da Sequência Didática, houve um aumento significativo no número de estudantes que passou a conhecer o efeito e a descrevê-lo corretamente, tendo em vista a terminologia e explicações físicas conceitualmente corretas. Além disso, os estudantes também foram capazes, após a realização da Sequência Didática, de fornecer exemplos de aplicação, indicando sua capacidade de contextualização do fenômeno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane
dc.contributor.referee2Rincoski, Cristóvão Renato Morais
dc.contributor.referee3Lenz, Jorge Alberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2015_1_05.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.