Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8818
Título: Ensino de conceitos de astrobiologia e evolução estelar por meio de um jogo de tabuleiro
Autor(es): Ferrante, Wellington Gomes
Orientador(es): Ribas, Felipe Braga
Palavras-chave: Jogos educativos
Astronomia
Exobiologia
Educational games
Astronomy
Exobiology
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERRANTE, Wellington Gomes. Ensino de conceitos de astrobiologia e evolução estelar por meio de um jogo de tabuleiro. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O ensino de Astronomia e Astrobiologia está previsto em documentos oficias, como os Parâmetros Curriculares Nacionais +. Na prática, são poucos os profissionais de Física que possuem os conhecimentos necessários para abordar tais conteúdos em sala de aula. Desse modo, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, um recurso que facilita o ensino de Astronomia e Astrobiologia e possui o potencial de engajar os jovens por meio do jogo. O material foi elaborado com base na teoria da aprendizagem sócio histórica de Vygotsky, buscando instigar os alunos a aprenderem por meio da interação direta entre os jogadores e as mecânicas do jogo, as quais apresentam conceitos sobre evolução estelar, zona habitável, evolução de um sistema estelar, entre outros. O objetivo do jogo é tornar um planeta habitável em um sistema estelar, criado pelo jogador. Para isso é necessário que um planeta fique dentro da zona habitável da estrela e possua água e componentes orgânicos. Desse modo, este material pode se tornar uma ferramenta de auxilio no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos de Astronomia e Astrobiologia no cenário atual brasileiro.
Abstract: The teaching of Astronomy and Astrobiology is prescribed in official documents, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais +. In practice, few physics teachers have the necessary knowledge to address such content in the classroom. In this way, this work presents the development of a board game, a resource that facilitates the teaching of Astronomy and Astrobiology and has the potential to engage young people through play. The material was developed based on Vygotsky's socio-historical learning theory, seeking to instigate students to learn through the direct interaction between the players and the game mechanics, which present concepts about stellar evolution, habitable zone, evolution of a stellar system, among others. The goal of the game is to make a planet habitable in a star system, created by the player. For this, a planet should be within the habitable zone of the star and it should have water and organic components. In this way, this material can become na auxiliary tool in the teaching / learning process of Astronomy and Astrobiology contentes in the current Brazilian scenario.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8818
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2018_2_06.pdf25,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.