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Título: Mulheres na física: uma análise dos livros didáticos de física do PNLD 2018
Título(s) alternativo(s): Women in physics: an analysis of physics textbooks of PNLD 2018
Autor(es): Borsatto, Jaqueline May
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Livros didáticos
Identidade de gênero
Mulheres
Textbooks
Gender identity
Women
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAY, Jaqueline Borsatto. Mulheres na física: uma análise dos livros didáticos de física do PNLD 2018. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As relações de gênero têm ganhado maior destaque nas questões sociais, em função da ampliação da representatividade feminina em diversos campos considerados como “masculinos”, entretanto, ainda existem muitas desigualdades relativas às questões de gênero. Ao longo dos séculos, a ciência foi vista como uma atividade realizada exclusivamente por homens, passando a mudar este conceito somente a partir do século XX. Entretanto, ainda persistem estereótipos relacionados ao perfil do cientista sendo representado por uma figura masculina. O currículo escolar é um possível disseminador de visões particulares e interessadas desta cultura. Deste modo, considerando-se que o livro didático se configura como um dos principais veiculadores curriculares, com forte influência na formação dos estudantes do Ensino Médio, este trabalho teve como objetivo analisar de que modo as figuras femininas que colaboraram com a construção deste campo do conhecimento são representadas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a utilização da técnica de análise documental nos livros didáticos de Física aprovados e selecionados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, sendo analisados os aspectos da abordagem conforme as categorias: Identificação da personagem, Contexto da citação, Espaço/momento da citação e Circunstância da citação. A análise destas categorias permite verificar o conteúdo do livro didático a partir de questões sociais e políticas que envolvem a constituição do conteúdo nele presente. Constatou-se que o envolvimento ou reconhecimento das mulheres se concentram nos feitos e descobertas mais recentes da história da ciência. Todas as coleções de livros didáticos analisados apresentam figuras femininas, em alguns deles ocorrem breves discussões de gênero sobre o papel da mulher na ciência. Por outro lado, não são todas as obras que fazem tal abordagem, e ainda, seus textos estão sujeitos à escolha e posição do professor, o que não impede de haver transmissão de estereótipos de gênero no âmbito escolar por meio do currículo oculto.
Abstract: Gender relations have gained greater prominence in social issues, as a result of the expansion of female representation in several fields considered as "masculine", but it reveals that there are still many inequalities related to gender issues. Throughout the centuries, science was seen as an activity carried out exclusively by men, starting to change this concept only from the twentieth century. However, there are still stereotypes related to the profile of the scientist being represented by a male figure. The school curriculum is a possible disseminator of particular and interested views of this culture. Thus, considering that the didactic book is one of the main curricula, with a strong influence in the formation of high school students, this work had as objective to analyze how the female figures that collaborated with the construction of this field of the knowledge are represented. A qualitative research was carried out, using the documentary analysis technique in the textbooks of Physics approved and selected in the National Program of the Didactic Book (PNLD) of 2018, analyzing the aspects of the approach according to the categories: Character identification, Context of citation space, citation space, and citation circumstance. The analysis of these categories allows to verify the content of the textbook from social and political questions that involve the constitution of the content present in it. It has been found that the involvement or recognition of women focuses on the most recent achievements and discoveries in the history of science. All the collections of textbooks analyzed present female figures, in some of them there are brief gender discussions about the role of women in science. On the other hand, it is not all works that make such an approach, and yet, their texts are subject to the choice and position of the teacher, which does not prevent the transmission of gender stereotypes in the school environment through the hidden curriculum.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8813
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