Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8812
Título: Interdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in physics textbooks: an analysis of collections from PNLD 2015
Autor(es): Garcia, Vinícius Geovane
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Livros didáticos
Educação
Physics
Teaching
Interdisciplinary approach in education
Textbooks
Education - Study and teaching
Data do documento: 5-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GARCIA, Vinícius Geovane. Interdisciplinaridade nos livros didáticos de física: uma análise das coleções do PNLD 2015. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Os livros didáticos e a interdisciplinaridade são elementos importantes do ensino brasileiro. O livro didático é um dos protagonistas na educação e o seu conteúdo e a sua utilização impactam o ensino. Já a interdisciplinaridade é um dos requisitos presentes nos editais do PNLD, ou seja, sua existência nos livros é uma exigência do Ministério da Educação. Portanto, para se utilizar o livro e a interdisciplinaridade contida nele de maneira coerente, os manuais dos livros também apresentam suas definições e usos da interdisciplinaridade. Logo, os preceitos dos autores dos livros devem culminar em atividades e propostas para sala de aula. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a interdisciplinaridade presente nas coleções do PNLD 2015. Entretanto, a proposta não é somente verificar a interdisciplinaridade, e sim os preceitos metodológicos e seu aparecimento em atividades propostas ou no texto. Dessa forma, a investigação começou por meio do Guia dos Livros Didáticos do PNLD 2015, utilizando-se da análise documental e de procedimentos da análise de conteúdo para selecionar as coleções segundo a forma como a Interdisciplinaridade se evidenciou. Seguidamente, utilizando a mesma metodologia, foram examinados os manuais das coleções selecionadas e seções específicas destas. Como um primeiro resultado, se obteve um panorama das coleções didáticas selecionadas que se inicia com as concepções metodológicas até as atividades para a sala de aula de cada uma das coleções. Foi possível observar que as obras analisadas estão em consonância com a teoria e os documentos oficiais e que se dividem basicamente em dois grupos. O primeiro grupo identificado é formado por aqueles que optaram por criar um segmento onde a interdisciplinaridade estaria mais presente e o segundo seria composto pelos que trabalharam com projetos interdisciplinares. Todas as obras analisadas apresentaram a interdisciplinaridade sendo possível diferenciá-las principalmente por meio da escolha entre o número de contextos interdisciplinares abordados e a profundidade ao trabalha-los. Considera-se que esta pesquisa pode auxiliar professores como um exemplo na busca de uma característica metodológica e também como um registro das características e qualidades dessas coleções.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8812
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_2_5.pdf12,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.