Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8803
Título: Jogos no ensino de física: elaboração de um jogo de cartas como abordagem no ensino de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Games in the teaching of physics: Elaboration of a card game as an approach in teaching topics of modern and contemporary physic in high school
Autor(es): Machado, Thiago Neves
Orientador(es): Lenz, Jorge Alberto
Palavras-chave: Física - Jogos
Aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Jogos de carta
Física - Estratégias de aprendizagem Physics - Games
Física
Physics - Games
Learning
Ausubel, David Paul, 1918-
Card games
Physic - Learning strategies
Physic
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Thiago Neves. Jogos no ensino de física: elaboração de um jogo de cartas como abordagem no ensino de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O ensino de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, mesmo implicitamente previsto na Lei de Diretrizes e Bases, é algo pouco discutido em sala de aula pelos professores devido a diversas dificuldades, uma delas é a complexidade do conteúdo que muitas vezes é tratado meramente como uma curiosidade e não como um meio de explicar os fenômenos físicos presentes no cotidiano dos alunos. Levando em consideração o desafio de ensinar FMC no Ensino Médio, existem algumas abordagens que auxiliam o professor no preparo do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula buscando uma melhor compreensão do assunto pelos alunos. Uma proposta discutida é a utilização de jogos no ensino de física como uma ferramenta didática capaz de equilibrar a função lúdica e a função educativa a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além de apresentar uma metodologia alternativa, a utilização de jogos no ensino de FMC, para não causar contradições no processo de ensino-aprendizagem, deve estar atrelada a uma fundamentação teórica legitimada que possa validar sua aplicação em sala de aula. Nessa temática, buscou-se analisar a produção bibliográfica sobre os jogos no ensino de tópicos de FMC que corroborem com a abordagem da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Do universo de trabalhos analisados provenientes de diversas plataformas, apenas alguns abordam os jogos no ensino de física como uma alternativa para o ensino de tópicos de FMC no Ensino Médio e dentre estes, implicitamente, alguns justificam sua utilização a partir das ideias básicas que os alunos possuem previamente e estas possam ser relacionadas com os novos conceitos apresentados pelo jogo, dessa maneira o assunto é fixado aperfeiçoando o conhecimento prévio do aluno. Como fruto da analise destes trabalhos, é apresentada ao final uma proposta de um plano de aula para o ensino de tópicos de FMC baseado em um jogo de cartas como uma ferramenta de apoio didático utilizando-se da teoria da aprendizagem significativa como norteador do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The teaching of topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) in High School, even implicitly foreseen in the Law of Guidelines and Bases, is something little discussed in the classroom by the teachers due to several difficulties, one of them is the complexity of the content that many Sometimes it is treated merely as a curiosity and not as a means of explaining the physical phenomena present in students' daily lives. Taking into consideration the challenge of teaching FMC in High School, there are some approaches that help the teacher in the preparation of the content to be worked in the classroom seeking a better understanding of the subject by the students. One proposal discussed is the use of games in the teaching of physics as a didactic tool capable of balancing the playful function and the educational function in order to facilitate the teaching-learning process. In addition to presenting an alternative methodology, the use of games in the teaching of FMC, in order not to cause contradictions in the teaching-learning process, should be linked to a theoretical foundation legitimized that can validate its application in the classroom. In this theme, we sought to analyze the bibliographic production about games in teaching FMC topics that corroborate David Ausubel's approach to learning theory. From the universe of analyzed works coming from several platforms, only a few approach the games in physics teaching as an alternative to teaching FMC topics in High School and among them, implicitly, some justify their use from the basic ideas that the students have previously and these can be related to the new concepts presented by the game, in this way the subject is fixed perfecting the previous knowledge of the student. As a result of the analysis of these works, it is presented at the end a proposal of a class plan for teaching topics of FMC based on a card game as a didactic support tool using the theory of meaningful learning as guiding the teaching process-learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8803
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2018_1_04.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.